Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Há dez anos, sem querer, homem perdeu bitcoins que agora valem US$ 100 milhões

11/08/2020 - 16:13
É necessário ter uma carteira para guardar ou transacionais seus bitcoins. Por ser tudo digital, o acesso às criptomoedas é possível com uma chave privada (que você não pode perder) e uma chave pública (a qual você compartilha com quem fará uma transferência a você). Se você perder o acesso à sua chave privada, é impossível recuperar as criptomoedas guardadas (Imagem: Freepik/drobotdean)

No dia 10 de agosto de 2010, um usuário anônimo do fórum BitcoinTalk, chamado “Stone Man”, publicou que perdeu, sem querer, 8.999 BTC por conta de um erro técnico. Segundo o site Decrypt, hoje essas criptomoedas seriam equivalentes a US$ 105 milhões.

“Stone Man” explicou ter perdido 8.999 BTC após desligar seu computador em 2010 (Imagem: BitcoinTalk)

Em 2010, não era tão fácil armazenar criptoativos, pois não existiam frases de recuperação ou outras formas de recuperar o acesso a uma carteira. Os endereços de bitcoin eram registrados em um único arquivo chamado “wallet.dat”. Caso você o perdesse, também perderia todos os seus fundos.

“Stone Man” explicou que comprou 9 mil BTC em uma corretora cripto e os transferiu para seu cliente Bitcoin. Após transferi-los para o arquivo “wallet.dat”, o usuário enviou 1 BTC para seu endereço de bitcoin pessoal e desligou seu computador e, assim, perdendo 8.999 BTC.

Isso porque seu computador, que utilizava o sistema Linux, foi ligado sem o uso de um disco rígido e, dessa forma, perdeu todos os dados na hora em que o computador foi desligado.

Seu endereço de bitcoin ainda possui os 8.999 BTC, mas ninguém pode acessá-lo. Esse endereço recebe pequenas transações, em que a última foi em 21 de abril deste ano.

Essas transações podem ser ataques de varredura (do inglês “dusting attacks”), um método usado por hackers para possivelmente deanonimizar detentores de bitcoin. Ao enviar pequenas quantias de BTC para diferentes endereços, agentes malicioso esperam rastrear essas moedas.

Perdidos e retidos:
entendendo as “transações não gastas” de bitcoin

É necessário ter uma carteira para guardar ou transacionais seus bitcoins. Por ser tudo digital, o acesso às criptomoedas é possível com uma chave privada (que você não pode perder) e uma chave pública (a qual você compartilha com quem fará uma transferência a você).

Se você perder o acesso à sua chave privada, é impossível recuperar as criptomoedas guardadas.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 11/08/2020 - 16:13