Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Hang Seng anuncia mudanças com aumento de componentes para 80

01/03/2021 - 10:13
Mercados Ações Hong Kong
A reformulação do índice Hang Seng inclui elevar o número de componentes de 52 para 80 e limitar a ponderação de cada ação a 8% (Imagem: Reuters/Tyrone Siu)

A Hang Seng Indexes Co. planeja aumentar o número de componentes do índice acionário de referência em Hong Kong para 80 empresas e limitar o peso de cada companhia, o que marca a maior mudança no indicador lançado há 51 anos em uma medida para incorporar a nova economia.

A reformulação do índice Hang Seng inclui elevar o número de componentes de 52 para 80 e limitar a ponderação de cada ação a 8%, disse a empresa em comunicado na segunda-feira. A mudança também reduz o prazo desde a listagem para que uma empresa seja incluída no indicador. A implementação das mudanças começa já a partir da revisão do índice em maio e continua até meados de 2022.

O HSI, cujo desempenho em 2020 em relação a outros índices globais foi o mais baixo das últimas décadas, tem reduzido o peso de ações financeiras e imobiliárias nos últimos anos, quando gigantes de tecnologia da China ganham cada vez mais influência.

Em 2019, o setor de tecnologia da informação ultrapassou o financeiro como o maior segmento do índice em valor de mercado, segundo estudo detalhando as alterações propostas para o indicador.

O novo limite de ponderação de 8%, contra um máximo de 10%, será aplicável a todos os componentes e também ao Índice Hang Seng China Enterprises, e entrará em vigor a partir do rebalanceamento do indicador em junho.

O índice de referência limita atualmente as listagens secundárias ou ações com direitos a voto desiguais em 5%.

“Isso deve ajudar a reduzir a volatilidade do HSI”, disse Jingyi Pan, estrategista de mercado da IG Asia, em Cingapura. “Imediatamente, aqueles acima de 8% em termos de ponderação – Tencent, AIA, HSBC – vêm à mente com a pressão de venda esperada com as mudanças.”

O anúncio segue um recorde de compras de operadores da China continental que levou o indicador acionário a ultrapassar 30.000 pontos em janeiro pela primeira vez desde maio de 2019, liderado por pesos-pesados como Tencent e Hong Kong Exchanges & Clearing.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Vitória Fernandes - 01/03/2021 - 10:13