Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Hedge funds voltam a ganhar clientes nos EUA

01/07/2020 - 15:25
Credit Suisse Bancos
Uma pesquisa do Credit Suisse divulgada nesta semana destacou a mudança: investidores estão mais interessados em hedge funds do que em qualquer outra classe de ativos de peso no segundo semestre (Imagem: Reuters/Arnd Wiegmann)

Após anos perdendo clientes e influência nos mercados financeiros, surgem sinais de que os hedge funds voltaram a cair no gosto de investidores nos Estados Unidos.

Nos últimos meses, investidores como o family office de George Soros e o fundo de pensão do Texas têm investido em hedge funds em um esforço para diversificar ativos depois que os mercados acionários se recuperaram de modo muito mais forte do que o previsto em relação à onda vendedora causada pelo coronavírus.

Alguns conhecidos gestores de fundos, sentindo o momento, começaram a aceitar capital novo pela primeira vez em anos, incluindo D.E. Shaw & Co. e o Baupost Group, de Seth Klarman. Vinte e cinco desses fundos captaram cerca de US$ 15 bilhões neste ano, segundo um corretor.

Uma pesquisa do Credit Suisse divulgada nesta semana destacou a mudança: investidores estão mais interessados em hedge funds do que em qualquer outra classe de ativos de peso no segundo semestre.

A tendência é incipiente e morna – alguns analistas ainda projetam saídas líquidas de hedge funds neste ano – e pode desaparecer tão rápido quanto apareceu.

Mas é um sinal encorajador para uma indústria que enfrenta uma queda longa e implacável desde o pico durante a crise financeira de 2008.

“O sentimento é que o pior ficou para trás por enquanto”, disse Kate Holleran, diretora-gerente de soluções de capital do Barclays.

“Estamos ouvindo histórias de investidores revisando ou reduzindo seus pedidos de resgate e adotando uma abordagem mais normal de negócios.”

Em meio ao caos da volatilidade causada pela Covid-19, os hedge funds fizeram seu trabalho. Cerca de 51% tiveram ganhos neste ano até maio, enquanto o índice S&P 500 perdeu quase 6%, segundo a empresa de pesquisa PivotalPath, cujo banco de dados representa cerca de dois terços dos ativos de hedge funds.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!

Última atualização por Rafael Borges - 01/07/2020 - 15:25