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Herança cultural no blockchain: chinesa Tencent entra para o mundo dos NFTs

13 set 2021, 14:36 - atualizado em 13 set 2021, 14:36
De acordo com o site da UNESCO, as Grutas de Mogao são famosas por suas estátuas e pinturas murais de arte budista que datam de mil anos atrás (Imagem: Wikimedia Commons)

Gigantes empresas chinesas de tecnologia entraram para o setor dos tokens não fungíveis (NFTs), mas de forma localizada, onde recursos nativos do mundo cripto são removidos.

Recentemente, a Tencent anunciou ter firmado uma parceria com a Dunhuang Academy para digitalizar as históricas pinturas murais das Grutas de Mogao, patrimônios mundiais e tombados pela Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), situadas na província chinesa de Gansu.

O projeto indica o primeiro passo da Tencent no mercado de NFTs, em uma tentativa de usar a tecnologia blockchain em uma causa solidária para proteger e promover a herança cultural.

Tencent visa emitir 9.999 NFTs em seu blockchain permissionado Zxinchain, em que cada um dos ativos digitaliza uma pintura das Grutas de Mogao.

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Uma vez ganhos, os NFTs não podem ser transferidos ou revendidos. Tencent quer que a tradição chinesa seja eternizada no blockchain (Imagem: Wikimedia Commons)

Usuários do WeChat, aplicativo de mensagens da Tencent, tiveram a chance de ganhar um NFT ao responderem um breve questionário sobre o local e podem compartilhar o card digital como seu status no ecossistema WeChat.

Para cada emissão, a unidade beneficente da Tencent fará uma doação à Dunhuang Academy. Em entrevista exclusiva ao The Block, a empresa disse que a doação total é de cerca de quatro milhões de yuans (mais de US$ 500 mil).

Fino Feng, líder do projeto Dunhuang na Tencent, disse que, na última sexta-feira (10), cerca de 380 mil pessoas já haviam participado do questionário e todos os NFTs foram emitidos:

Queremos usar a tecnologia blockchain para quebrar barreiras e trazer mais conscientização à proteção de herança cultural. NFTs podem ser esse portador para nossa cultura tradicional e uni-la com as pessoas.

NFTs das Grutas de Mogao.

Tencent não é a primeira empresa a participar da recente febre dos NFTs.

Em junho, AliPay, a unidade de pagamentos do Alibaba (BABA34), também começou a testar esse mercado ao vender NFTs de artes originais criadas pela Dunhuang Fine Art Academy, por meio de seu permissionado Antchain, no aplicativo para celular AliPay.

Blockchain? Sim! Cripto? Não!

Diferente de uma emissão comum de NFTs em blockchains públicos, Tencent se adaptou ao ambiente regulatório local na China e, basicamente, removeu as principais características cripto.

A emissão de NFTs em redes públicas, como a Ethereum, envolve o uso de ether (ETH) para quem emitir um NFT e para quem quiser comprá-lo ou vendê-lo.

Já que, na China, a conversão de fiduciárias em cripto (“on-ramp”) e vice-versa (“off-ramp”) está suspensa há anos, a Dunhuang Academy não achou que seria viável, em âmbito regulatório, lançar o projeto em uma rede pública.

Além disso, Qin Qing, diretor de produtos no Tencent Blockchain, disse ao The Block que, no momento, a emissão só está acontecendo no mercado a nível primário, ou seja, usuários não poderão negociar esses NFT como o fariam com artes digitais na OpenSea.

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Porém, Qin disse que estão abertos a essa ideia no futuro — quando houver uma regulação mais clara para NFTs na China —, a de liberar o sistema para que parceiros externos criem um mercado onde usuários possam negociar NFTs:

Já que a Tencent emitiu [os NFTs] no mercado primário, não podemos lançar um segundo mercado secundário sozinhos. Mesmo com um mercado secundário, [o sistema] só irá aceitar moedas fiduciárias e, é claro, não iremos encorajar atividades de revenda ou especulativas.

Qin acrescentou que outra diferente importância dos NFTs da Tencent, em comparação a outros projetos nativos a cripto, é que cada usuário do WeChat que ganhar o sorteio do NFT Dunhuang deve verificar suas informações pessoais para obter o card digital.

“[Esse aspecto] é bem diferente dos NFTs em blockchains públicos, onde [usuários] podem manter seu anonimato”, explicou ele.

De forma parecida, AliPay proíbe a negociação dos NFTs vendidos ou leiloados por meio de seu Antchain.

Atualmente, a página de termos de usuários e serviços indica que, após 180 dias, donos de NFTs no Antchain podem doar um NFT a um destinatário que tenha acima de 14 anos de idade, tiver completado a verificação de informações pessoais da AliPay e for amigo do doador na AliPay.

Porém, parece que AliPay não implementou a restrição de 180 dias, pois usuários descobriram formas de negociar os NFTs criados pela Dunhuang Fine Art Academy em junho no Xianyu, o aplicativo do Alibaba para a revenda de produtos.

(Imagem: Xianyu)

Inicialmente, as cotas do Xianyu para um dos NFTs chegou a 1,5 milhão de yuans, o equivalente a US$ 200 mil. Porém, Xianyu desativou tais anúncios e a, agora, a pesquisa pelo termo “NFT” não mostra resultado algum.

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