Economia

Homem mais rico do mundo tem “pressentimento super ruim” sobre a economia

03 jun 2022, 10:03 - atualizado em 03 jun 2022, 10:03
Elon Musk
Elon Musk enviou um e-mail aos executivos na quinta-feira (02), que foi visto pela Reuters (Imagem: REUTERS/Andrew Kelly)

Elon Musk disse aos executivos da Tesla (TSLA) para pausar todas as contratações no mundo, porque ele tem um “sentimento super ruim” sobre a economia e “precisa cortar 10% de sua força de trabalho”, informou a Reuters.

De acordo com o registro anual da fabricante de veículos elétricos na SEC, a Comissão de Valores Mobiliários dos EUA, a empresa contava com quase 100 mil pessoas no final do ano passado, o que significa que milhares de empregos podem ser cortados.

Os comentários do CEO da Tesla e da SpaceX vêm dois dias depois que ele enviou um memorando a todos os funcionários da Tesla para retornar ao escritório ou saírem da companhia.

“Trabalho remoto não é mais aceitável”

O homem mais rico do mundo intitulou seu primeiro e-mail de “trabalho remoto não é mais aceitável” (sic) e parecia endereçá-lo apenas à equipe executiva, segundo a Electrek.

“Quanto mais sênior você é, mais visível deve ser sua presença”, escreveu Musk, segundo a Electrek. “É por isso que eu morava tanto na fábrica — para que aqueles na linha pudessem me ver trabalhando ao lado deles. Se eu não tivesse feito isso, a Tesla teria falido há muito tempo.”

Elon Musk e a recessão

Musk disse na quinta-feira (02) que “recessões servem a uma função vital de limpeza econômica” em resposta a uma ameaça no Twitter (TWTR) de Scott Farquhar, um bilionário de tecnologia australiano, que encorajou os funcionários da Tesla a investigar suas posições de trabalho remotas.

Quando perguntado por um usuário do Twitter se a recessão estava se aproximando, o homem mais rico do mundo respondeu: “Sim, mas isso é realmente uma coisa boa. Está chovendo dinheiro em tolos há muito tempo. Algumas falências precisam acontecer”.

Ele acrescentou: “Além disso, todas as coisas de ficar em casa do Covid enganaram as pessoas a pensar que você não precisa realmente trabalhar duro”.

Esse posicionamento de Musk não foi completamente inesperado, ele vem se manifestando de forma contrária ao trabalho remoto e em favor das demissões (não só em suas empresas).

As ações da Tesla estão sentindo o impacto das declarações do seu CEO e seguem em queda no início desta sexta-feira (03).

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.