Giro do Mercado

Ibovespa: A surpresa na prévia da inflação que contribui para o mau humor do mercado

26 set 2023, 15:03 - atualizado em 26 set 2023, 15:05

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A composição dos preços na prévia da inflação de setembro contribui para o mau humor do mercado nesta terça-feira (26), de acordo com o analista-chefe da Empiricus, João Piccioni.

O Ibovespa recuava 1,28% por volta das 14h40, aos 114,4 mil pontos, afetado também pela ata do Copom e pelo desempenho negativo das Bolsas globais.

Durante a live do Giro do Mercado, Piccioni destacou que serviços avançaram em parte por causa dos combustíveis, com o diesel russo deixando de vir para o Brasil. “Isso tem impacto na cadeia como um todo”, afirmou.

O analista destacou que itens que aparecerão no IPCA fechado de setembro podem impactar mais as projeções. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A prévia da inflação mostrou que seis dos nove grupos de produtos e serviços pesquisados tiveram alta em setembro.

A maior variação (2,02%) e o maior impacto (0,41 p.p.) vieram de Transportes, com a gasolina subindo 5,18%, segundo o IBGE.

Variação do IPCA-15 por grupos, de acordo com o IBGE.

Grupo Julho Agosto Setembro Variação acumulada em 12 meses Setembro
Índice Geral -0,07 0,28 0,35 5,00
Alimentação e bebidas -0,40 -0,65 -0,77 1,22
Habitação -0,94 1,08 0,30 5,19
Artigos de residência -0,40 0,01 -0,47 -0,44
Vestuário 0,04 -0,03 0,41 6,67
Transportes 0,63 0,23 2,02 6,31
Saúde e cuidados pessoais 0,07 0,81 0,17 9,03
Despesas pessoais 0,38 0,60 0,35 5,36
Educação 0,11 0,71 0,05 8,31
Comunicação -0,17 0,04 -0,15 3,60

Assaí

Durante a live, o analista Fernando Ferrer voltou a destacar sua recomendação para o setor do varejo, depois de a Americanas (AMER3) perder o posto de maior presença nos lares brasileiros para o atacadista Assaí (ASAI3) no ranking da Nielsen do primeiro semestre deste ano.

Confira o Giro do Mercado desta terça

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
kaype.abreu@moneytimes.com.br
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em mercado financeiro. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar