Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa opera entre perdas e ganhos em sessão volátil

29/12/2021 - 10:39
Às 11:48, o Ibovespa caía 0,13 %, a 104.728,14 pontos (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O principal índice da bolsa brasileira variava entre perdas e ganhos nesta quarta-feira, em sessão volátil, diante de clima mais ameno nos mercados internacionais, conforme o feriado de Ano Novo se aproxima e a liquidez diminui.

A principal contribuição negativa para o índice era a Petrobras, enquanto do lado oposto estava a Vale.

Às 11:48, o Ibovespa caía 0,13 %, a 104.728,14 pontos. O volume financeiro era de 3,5 bilhões de reais.

Os principais índices de ações nos Estados Unidos abriram em alta tímida, com o Nasdaq Composite também variando entre os territórios negativo e positivo, enquanto o índice pan-europeu STOXX 600 mostrava pouca variação, com investidores mantendo a variante Ômicron do coronavírus no radar.

O Ibovespa vivia sessão volátil, em meio ao volume baixo das últimas sessões e a falta de catalisadores para o mercado doméstico.

No cenário macroeconômico, o mercado digeria avanço acima da expectativa do Índice Geral de Preços-Mercado (IGP-M) em dezembro. O dado subiu 0,87% no mês ante projeção de analistas em pesquisa da Reuters de 0,65%.

O tema fiscal também se mantinha no radar do mercado, dada a pressão de algumas categorias de servidores públicos por reajustes salariais, após os policiais federais e rodoviários federais serem contemplados com uma previsão de reajuste no Orçamento de 2022 aprovado pelo Congresso.

Pela manhã, a B3 (B3SA3) divulgou a última prévia para carteira teórica do Ibovespa, com inclusão de três ações e retirada de outras duas.

Destaques

BrMalls (BRML3)  subia 3,3% e Aliansce Sonae (ALSO3), que não está no Ibovespa, avançava 4,1%, após empresas revelarem conversas iniciais para uma fusão, ainda que ressaltando que nenhuma proposta tenha sido feita oficialmente.

Petrobras (PETR3;PETR4) caía 0,6% e ON e recuava 0,4%. Petróleo Brent tinha leve queda. Também no radar dos investidores, a Petrobras disse que vai recorrer a liminares judiciais que suspenderam reajustes do preço do gás natural acertados com distribuidoras em alguns Estados.

Vale (VALE3) subia 0,9% e ações de empresas de siderurgia também avançavam.

Azul (AZUL4) caía 3,3%, Gol (GOLL4) recuava 2,9% e CVC (CVCB3) cedia 1,3%.

Magazine Luiza (MGLU3) tinha sessão volátil e caía 0,7%, enquanto VIA (VIIA3) avançava 1%. As duas ações registraram performances positivas nos últimos dias. Americanas (AMER3) tinha alta de 0,4%.

Positivo (POSI3) disparava 8,2%, CSN Mineração (CMIN3) operava estável e 3R Petroleum (RRRP3) tinha alta de 2,7%.

Ações foram incluídas ou tiveram adição mantida na terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa para o período entre janeiro e abril de 2022. Inter (BIDI11) e Getnet (GETT11), que foram retiradas, caíam 0,1% e 1,3%, respectivamente.

Última atualização por Janaina de Camargo - 29/12/2021 - 12:32

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto