Mercados

Ibovespa fecha em alta e completa maior série de ganhos em 1 ano

09 jul 2024, 17:15 - atualizado em 09 jul 2024, 17:27
day trade
Powell evitou dar indicações de quando o Fed começará a cortar juros. (Imagem: Facebook/B3)

O Ibovespa (IBOV) fechou em alta de 0,44% nesta terça-feira (9), aos 127,1 mil pontos, segundo dados preliminares, completando sete sessões seguidas no azul, o que não acontecia há mais de um ano. O dólar recuou mais de 1% hoje.

A última vez que o principal índice da Bolsa brasileira fechou com sinal positivo em sete pregões consecutivos foi em junho de 2023.

  • Quais são as top “Money Picks” para este mês? O Money Times ouviu analistas de toda a Faria Lima para descobrir; veja aqui o resultado 

Em dia de agenda esvaziada, o desempenho do Ibovespa hoje foi apoiado pela sinalização do presidente do banco central dos Estados Unidos, Jerome Powell, de que um maior progresso na inflação pode levar a cortes na taxa básica de juros ainda neste ano.

Ele defendeu que a inflação norte-americana, apesar de seguir acima da meta de 2%, tem melhorado nos últimos meses. Por outro lado, Powell evitou dar indicações de quando o Fed começará a cortar juros, o que frustrou parte do mercado no exterior.

Dólar em baixa

O dólar continuou o movimento mais recente de redução de prêmios de risco no Brasil e na contramão do exterior, onde a moeda norte-americana sustentou altas ante várias divisas na esteira de declarações de Powell.

A divisa ante o real encerrou o dia cotada a R$ 5,4140 na venda, em baixa de 1,15%. Em 2024, o dólar acumula elevação de 11,59%.

Após os comentários do presidente do Fed, a moeda renovou mínimas ante o real, ainda que avançasse no exterior ante uma cesta de divisas fortes e em relação a boa parte das demais moedas.

*Com informações da Reuters

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com revista Veja, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.