Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa opera estável com varejistas decolando e ações da Vale caindo

21/07/2020 - 12:44
Mercados - Ibovespa
Ibovespa opera próximo a estabilidade (Imagem: Reuters/Paulo Whitaker)

A bolsa paulista mantinha movimento de alta nesta terça-feira, com o Ibovespa renovando máximas desde março, beneficiada pelo clima favorável nos mercados no exterior, com Via Varejo (VVAR3) subindo 4,5% e liderando as altas após dados de vendas online.

Às 12:44 (horário de Brasília), o Ibovespa (IBOV) avançava 0,04%, a 104.406,09 pontos.

Nos Estados Unidos, o futuro do S&P 500 subia 0,7%, embalado por resultados trimestrais, além de expectativas globais de mais estímulos econômicos para reavivar economias afetadas pelo Covid-19.

O clima positivo também segue apoiado pelas notícias promissoras sobre o desenvolvimento de vacina contra o coronavírus. A principal desenvolvedora da vacina da Universidade de Oxford contra a Covid-19 disse nesta terça-feira que ela pode estar disponível até o final deste ano.

Na cena corporativa brasileira, Via Varejo divulgou forte crescimento de vendas online em determinadas categorias de produtos eletrônicos no período de 1 de maio a 21 de junho, reforçando apostas otimistas para empresa na bolsa.

Nos Estados Unidos, o S&P 500 subia 0,6%, embalado ainda por resultados trimestrais.

União Europeia Bandeiras Europa
Acordo na União Europeia alivia tensão internacional (Imagem: Reuters/Yves Herman)

A equipe da Elite Investimentos chamou a atenção para o acordo da União Europeia sobre um fundo de bilhões de euros, bem como notícias aventando possibilidade de novo pacote de estímulos econômicos nos EUA.

Na cena brasileira, além da pauta corporativa, investidores também monitoram aguardada entrega da primeira parte da reforma tributária ao Congresso, conforme prometido pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, na semana passada.

Destaques

Vale (VALE3) recuava 2,09%, após reportar que a comercialização de minério de ferro caiu 11,8% no segundo trimestre na comparação anual, devido ao tempo de espera de logística entre produção e vendas, com muitas delas ficando para o próximo trimestre. A produção da matéria-prima, por sua vez, somou 67,6 milhões de toneladas, aumento de 5,5%.

Petrobras(PETR4) avançava 3,08% e Petrobras(PETR3) subia 3,11%, tendo de pano de fundo forte alta dos preços do petróleo no exterior, além da notícia do final da terça-feira de aquisição de fatia acionária remanescente de 10% da Petrobras na Transportadora Associada de Gás S.A. (TAG) pela Engie e pela Caisse de dépôt et placement du Québec (CDPQ) por cerca de 1 bilhão de reais.

Via Varejo (VVAR3) disparava 9,43%, renovando máxima histórica intradia, após divulgação de dados sobre vendas onlines em algumas categorias de produtos em maio e junho.

Via Varejo
As ações da Via Varejo decolam perto de 10% por volta do meio-dia (Imagem: Youtube/ Casas Bahia)

No setor, Magazine Luiza (MGLU3) subia 7,7% e B2W (BTOW3) operava em alta a 3,36%, também após registrarem máximas intradias, a 89,50 reais e 123,26 reais, respectivamente.

Qualicorp (QUAL3) perdia 6,19%, com o ex-presidente da companhia José Seripieri Filho, o Júnior, entre os alvos de operação da Polícia Federal e do Ministério Público Eleitoral de São Paulo que tem o senador José Serra (PSDB-SP) também como alvo, acusado de usar um caixa 2 de 5 milhões de reais em sua campanha de 2014.

JHSF Participações (JHSF3), cuja sede também foi alvo de busca e apreensão, perdia 4,54%, entre as maiores quedas do índice Small Caps.

Itaú Unibanco (ITUB4) valorizava-se 1,5%, também freando movimentos mais fortes de realização de lucros no Ibovespa, com Bradesco (BBDC4) em alta de 2,48%. Na contramão do setor no índice, BTG Pactual (BPAC11) caía 3,2%.

(Matéria atualizada às 12h44 – Horário de Brasília)

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 21/07/2020 - 12:44