Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Ibovespa futuro segue exterior e abre em queda na jornada de segunda-feira

05/03/2018 - 9:21

Investing.com – O índice futuro do Ibovespa inicia a jornada desta segunda-feira com desvalorização de 0,15% aos 86.382 pontos, seguindo assim a tendência de abertura dos mercados americanos. Os investidores agem com cautela em meio a um cenário incerto quanto ao aumento dos juros da economia americana, bem como a possível taxação nas importações dos Estados Unidos de aço a alumínio.

A preocupação com as questões econômicas da Europa também afeta os mercados. A coalizão de centro-direita que une o ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi com outros partidos de extrema-direita desponta como vencedora das eleições gerais na Itália, segundo pesquisa de boca de urna divulgada pelo instituto Piepoli.

A semana deve ser movimentada para os mercados, tanto no ponto de vista econômico quanto no político. A agenda econômica traz dados importantes como os números da Produção Industrial brasileira em janeiro, bem como o resultado do IPCAde fevereiro, que será divulgado na sexta-feira.

Na cena externa, destaque para a balança comercial americana, que terão números informados na quarta-feira. Além disso, o mercado aguarda com ansiedade os números do mercado de trabalho americano, com a taxa de desemprego e o número de vagas criadas sendo anunciados na sexta-feira. O resultado deve servir de base para a próxima decisão do Federal Reserve sobre a taxa de juros no país.

Na sexta-feira, o Ibovespa abriu em queda, chegando a ficar abaixo dos 84 mil pontos pela manhã. Entretanto, de meio dia em diante, seguiu em tendência ascendente e entrou em campo positivo na meio hora final para encerrar na máxima do dia. O Ibovespa fechou aos 85.761 (+0,45%), acumulando -1,75% na semana, +0,48% no mês, +12,25% no ano e 30,23% em 12 meses.

Política

A corrida presidencial brasileira ganhou novos ingredientes no final de semana. O jornal O Estado de S. Paulo trouxe a informação de uma possível aliança entre Geraldo Alckmin e Henrique Meirelles para a disputa do Planalto. O ministro da Fazenda mudaria para MDB, formando assim uma importante coligação entre PSDB, PMDB e o próprio PSD.

Agenda de autoridades

Nesta segunda-feira, o presidente Michel Temer realiza despachos internos na parte da manhã. De tarde, terá reunião com Roy Harvey, Presidente Executivo Global da Alcoa Corporation e, mais tarde com Sylvia Earle, Presidente da Mission Blue.

Entre esses dois encontros, Temer se reúne também com o general Silva e Luna, Ministro de Estado interino da Defesa; Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, Comandante da Aeronáutica; e Ozires Silva, ex-presidente da Embraer (SA:EMBR3).

Já o ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, apresentará palestra na 34ª Edição do Projeto Motores do Desenvolvimento do Rio Grande do Norte: “Caminhos Para um Novo Brasil”.

Por Investing.com

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre:

Última atualização por Gustavo Kahil - 05/03/2018 - 9:21

Cotações Crypto
Pela Web