BusinessTimes

Ibovespa (IBOV) recua na abertura, em ajuste técnico e com cautela global

18 mar 2022, 10:10 - atualizado em 18 mar 2022, 10:11
B3, Ibovespa
Na quinta, o principal índice da bolsa brasileira encerrou com ganhos de 1,77%. (Imagem: Money Times/Diana Cheng)

O Ibovespa (IBOV) chegou a testar uma alta nos primeiros minutos do pregão desta sexta-feira (18), mas passou a recuar 0,05%, aos 113,0 mil pontos, acompanhando a cautela global.

Futuros das bolsas americanas e bolsas europeias operam em queda, devolvendo parte dos ganhos acumulados nos últimos dias, em meio aos sinais de desânimo com as tratativas para um cessar-fogo na Ucrânia.

Na quinta, o principal índice da bolsa brasileira encerrou com ganhos de 1,77%, atingindo os 113.076,33 pontos. Para hoje, a expectativa é de os ativos de risco se firmem em tom de ajuste técnico e cautela, segundo o BB Investimentos.

“Os ativos locais devem continuar sensíveis ao exterior, com os investidores monitorando o andamento do conflito no Leste Europeu e seus principais efeitos colaterais na economia global“, disse o banco em relatório desta sexta.

Para o BB, ganha destaque a conversa entre os presidentes Joe Biden e Xi Jinping, em meio às ameaças dos EUA caso a China forneça suporte à Rússia.

No front interno, os investidores acompanham as discussões em torno dos combustíveis e as alternativas postas na mesa, sem perder de vista as medidas de estímulo ao crescimento anunciadas pelo governo.

A temporada de balanços corporativos também segue movimentando o mercado, com resultados de Lojas Renner (LREN3), Grupo Soma (SOMA3), Sinqia (SQIA3), entre outros.

Há pouco o IBGE informou que a taxa de desemprego no Brasil ficou em 11,2% nos três meses até janeiro. A mediana das previsões em pesquisa da Reuters era de que a taxa ficaria em 11,4% no período.

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.