Mercados

Ibovespa: A festa acabou para a bolsa brasileira? Índice cai hoje; veja tendência

22 abr 2022, 10:11 - atualizado em 22 abr 2022, 17:38
Ibovespa
Investidores digerem os últimos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell. (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

O Ibovespa segue em queda nesta sexta-feira (22): por volta das 10h10, o principal índice da bolsa recuava 0,26% na abertura, aos 114,0 mil pontos. No entanto, analistas gráficos defendem que a tendência de alta ainda não está descartada.

O Itaú BBA coloca o suporte para o Ibovespa em 112,5 mil pontos – patamar que “ainda sustenta um cenário otimista no médio prazo”. A Ágora Investimentos cita a linha dos 112,6 mil pontos, a “última defesa para a estrutura que permanece positiva no curto prazo”.

“Em caso de reação, retornando acima dos 115,9 mil pontos, o índice teria amplo espaço até encontrar pressão vendedora na região dos 118,2 mil pontos e, mais acima, voltaria a mirar no seu topo formado aos 121,5 pontos”, diz trecho do relatório da corretora assinado por Maurício Camargo e equipe.

Para o Itaú BBA, do lado da alta o Ibovespa encontrará resistência em 115,4 mil pontos. “A superação do nível de 117,4 mil pontos sinalizará que o mercado retomou o movimento de aceleração em busca dos 119,3 mil pontos, antes de buscar a região dos 121,6 mil pontos”.

Se o Ibovespa conseguir superar este patamar, ganhará força para avançar e terá como próximo objetivo os 131,2 mil pontos, dizem os analistas Fábio Perina e Lucas Piza. Para eles, o momento é de acompanhar o mercado até que se defina uma nova tendência de curto prazo.

Ibovespa hoje

Após o feriado na quinta (21), o Ibovespa segue a tendência dos mercados globais. As bolsas internacionais amanheceram negativas (EUA -0,4% e Europa -1,3%) à medida que investidores digerem os últimos comentários do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, e seguem avaliando a temporada de resultados.

Na quinta, Powell afirmou que uma alta de juros mais acelerada seria apropriada para combater a inflação. Ele indicou que uma alta de 0,5% estará em discussão já na próxima reunião de política monetária americana.

Na China, o índice de Hang Seng (-0,2%) encerrou em leve baixa após sinalização do Banco Central da China pontuando que será cauteloso nos próximos estímulos a economia.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Siga o Money Times no Instagram!

Conecte-se com o mercado e tenha acesso a conteúdos exclusivos sobre as notícias que enriquecem seu dia! Sete dias por semana e nas 24 horas do dia, você terá acesso aos assuntos mais importantes e comentados do momento. E ainda melhor, um conteúdo multimídia com imagens, vídeos e muita interatividade, como: o resumo das principais notícias do dia no Minuto Money Times, o Money Times Responde, em que nossos jornalistas tiram dúvidas sobre investimentos e tendências do mercado, e muito mais. Clique aqui e siga agora nosso perfil!

Editor
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Jornalista formado pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), com MBA em finanças pela Estácio. Colaborou com Gazeta do Povo, Estadão, entre outros.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.