Mercados

Ibovespa fecha em alta de 1,22% e retoma os 108 mil pontos com ajuda das commodities

16 maio 2022, 17:07 - atualizado em 16 maio 2022, 18:04
Ibovespa
O Ibovespa fechou em alta de mais de 1%, apesar de Wall Street (Imagem: Diana Cheng/Money Times)

O Ibovespa (IBOV) fechou a sessão desta segunda-feira (16) em alta de 1,22%, a 108.232,74 pontos, na quarta alta consecutiva.

Em Wall Street:

A bolsa sobe puxada pelas commodities, influenciadas pelo anúncio da reabertura gradual da China. O país afirmou que pretende relaxar as medidas de restrições em Xangai, uma das principais cidades do país asiático.

Com isso, Vale (VALE3), Usiminas (USIM3), CSN (CSNA3), Gerdau (GGBR4) tiveram alta, assim como Petrobras (PETR3) e 3R Petróleo (RRRP3).

Eneva Meliuz se destacaram entre as altas do Ibovespa.

“A curva de juros respondendo bem às declarações do Bruno Senna em evento hoje no Goldman Sach. Ele afirmou que, para evitar mais volatilidade, a preferência do BC é manter as taxas de juros mais altas por mais tempo do que promover altas adicionais”, coloca Leandro Petrokas, diretor de research e sócio da Quantzed, empresa de tecnologia e educação para investidores.

Veja o que mexeu com os mercados

Dados da China

As informações da atividade econômica chinesa mostram recuo em todas as frentes, mas os efeitos do lockdown em cidades e províncias importantes sobre as exportações de carne bovina brasileira estarão mais visíveis neste mês e, mais ainda, em junho.

Dado o fluxo de dois a três meses, na maioria dos casos, depois do fechamento do contrato, o que rodou para lá até abril foram negócios fechados antes.

As vendas no varejo despencaram 11,1% em abril em relação ao ano anterior, a maior contração desde março de 2020, mostraram dados da Agência Nacional de Estatísticas nesta segunda-feira, um declínio mais acentuado do que o previsto em pesquisa da Reuters.

Dados da inflação

No Brasil, em dia de agenda esvaziada e sem o boletim Focus, um dado de inflação menos relevante divulgado hoje pela manhã sugere algum alívio na margem.

“Ainda é cedo para afirmar que a inflação entrou em tendência de queda. O IPC-S (Índice de Preços ao Consumidor Semanal) caiu para 0,41% em relação à alta de 0,81% na quadrissemana anterior”, afirma André Meirelles, diretor de alocação e distribuição da InvestSmart XP.

Ao longo da semana, além dos desdobramentos do lockdown na China e da Guerra entre Rússia e Ucrânia, o mercado deve permanecer atento ao discurso de Jerome Powell amanhã, que trará pistas sobre o rumo da política monetária nos Estados Unidos.

Destaques

VALE ON subiu 3% e CSN ON liderou alta entre siderúrgicas com ganhos de 2,7%, após os contratos futuros do minério de ferro avançarem 3,9% em Dalian, diante de preocupações com a oferta, redução dos estoques e flexibilização de restrições relacionadas à Covid-19 na China.

PETROBRAS PN ganhou 1%, diante de alta do petróleo. PETRORIO (PRIO3) caiu 0,1% e 3R PETROLEUM ON cresceu 1,8%.

BRADESCO PN (BBDC4) exibiu alta de 1,7% e SANTANDER BRASIL UNIT (SANB11) evoluiu 2,6%, liderando ganhos entre grandes bancos.

JBS (JBSS3) caiu 1,9%, Minerva Foods (BEEF3) cedeu 2%. Marfrig (MRFG3 avançou 0,4%.

NUBANK (NU) desabou 9,8% em Nova York antes de publicar resultados. A partir de terça-feira, investidores que ainda não podiam negociar ações do banco em bolsa, devido à restrição ligada à oferta inicial de ações (IPO), no final de 2021, serão liberados a vender os papéis caso assim desejem.

COSAN ON (CSAN3) perdeu 1,1%, após anunciar queda de 38,4% no lucro líquido do primeiro trimestre ante mesmo período do ano anterior, em função do aumento nas despesas financeiras em todos os negócios do grupo.

CEMIG PN (CMIG4) apontou valorização de 1,6%, após divulgar crescimento de 245% no lucro líquido entre janeiro e o fim de março, em resultado impulsionado principalmente pelo resultado financeiro.

ENEVA ON (ENEV3) expandiu 5,2%, terceira alta seguida. A companhia divulgou mais cedo os resultados de relatórios de auditoria de reservas e recursos do Campo de Azulão e da Descoberta de Anebá, na Bacia do Amazonas. A empresa havia anunciado resultado trimestral na quinta-feira.

CYRELA ON (CYRE3) escalou 3,5%, ainda que lucro líquido da construtora tenha caído 15,9% no primeiro trimestre.

IRB BRASIL ON (IRBR3) fechou 1,9% no positivo antes de divulgar resultados à noite, enquanto INTER UNIT (BIDI11), que também publica balanço nesta segunda-feira, subiu 1,2%.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.