Mercados

Ibovespa (IBOV) abre de lado, com Campos Neto e CEO da Petrobras no radar: 5 coisas para saber antes de investir hoje (27)

27 maio 2024, 10:15 - atualizado em 27 maio 2024, 10:15
ibovespa
Ibovespa começa semana de feriados com Campos Neto e nova CEO da Petrobras no radar (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

Ibovespa (IBOV) abriu o pregão desta segunda-feira (27) sem direção definida. O principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,09%, a 124.419 pontos, por volta das 10h10.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Hoje, o mercado brasileiro seguirá sozinho, sem as bolsas de Wall Street para se guiar. Isso porque é feriado de Memorial Day nos Estados Unidos.



O dólar oscilava perto da estabilidade frente ao real nas primeiras negociações desta segunda, em linha com a divisa norte-americana no exterior, abrindo uma semana que terá a divulgação de importantes dados de inflação no Brasil, nos EUA e na Europa.

Day Trade:

Radar do Mercado:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

5 assuntos que podem mexer com o Ibovespa nesta segunda (27)

Magda Chambriard concede primeira entrevista como presidente da Petrobras

A nova presidente da Petrobras (PETR3;PETR4), Magda Chambriard, concede a sua primeira entrevista após assumir a posição que, até então, era ocupada por Jean Paul Prates. A coletiva está prevista para acontecer hoje às 18h.

Apesar da aprovação de um novo CEO para a estatal ser demorada, o governo conseguiu adiantar a revisão do currículo de Chambriard. Com isso, o Conselho de Administração da empresa se reuniu na última quarta-feira (22), quando aprovou sua indicação para o cargo e também como integrante do colegiado. Ela tomou posse na sexta-feira (24).

Economistas elevam novamente projeções para inflação

Os economistas ouvidos pelo Banco Central voltaram a revisar para cima as projeções de inflação para este ano e os próximos. Segundo o Relatório Focus, as expectativas de alta para o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) passaram de 3,80% para 3,86%.

Já para 2025, a projeção do IPCA foi elevada de 3,74% para 3,75% e 2026 de 3,50% para 3,58%. Enquanto isso, a projeção para 2027 permanece em 3,50%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Vale lembrar que as metas de inflação para 2024 e 2025 são de 3%, conforme estabelecido pelo Conselho Monetário Nacional (CMN).

Semana de feriados no Brasil e exterior

A semana vai ser mais curta. Não só por conta do feriado de Corpus Christi por aqui na quinta-feira, mas também porque o mercado americano está fechado nesta segunda-feira (27). Hoje é feriado de Memorial Day nos Estados Unidos e as bolsas de Wall Street não operam.

Matheus Spiess, analista da Empiricus Research, aponta que, mesmo com a semana repleta de feriados, os próximos dias serão cruciais, especialmente na quinta e sexta-feira, com a divulgação do PIB dos EUA e do deflator PCE, respectivamente.

“Em um contexto de ansiedade entre os investidores devido aos próximos passos da política monetária americana, esses dados serão fundamentais para moldar o humor do mercado”, avalia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui no Brasil, conforme o calendário da B3, o Ibovespa só estará de folga na quinta (30).

Mercados de olho na política monetária

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, reconheceu na sexta-feira (24) que as projeções inflacionárias estão em alta.

O analista da Empiricus, Matheus Spiess, destaca que, nesta segunda, ele deverá participar de um almoço promovido pelo Lide e qualquer novidade sobre a condução dos trabalhos do Copom (Comitê de Política Monetária) ou do Conselho Monetário Nacional pode influenciar o mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Após a declaração de Haddad, expressando desconforto com a meta fiscal, acredito que a meta de inflação possa ser mantida em 3%, mesmo que a inflação efetiva fique em torno de 4%, funcionando como uma meta informal”, pondera.

Ele lembra ainda que, historicamente, durante os governos do PT, a inflação raramente esteve no centro da meta.

Fundo canadense compra participação relevante na Arezzo (ARZZ3)

Canada Pension Plan Investment Board (CPPIB) comprou uma participação acionária relevante da Arezzo (ARZZ3), segundo o comunicado enviado ao mercado nesta segunda.

A CPPIB passou a deter, direta e indiretamente, 5.613.065 ações ordinárias de emissão da companhia, representando aproximadamente 5,06% do capital social, e declarando não deter outros valores mobiliários.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
lorena.matos@moneytimes.com.br
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Ingressou no Money Times em 2022 e cobre empresas.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar