BusinessTimes

Ibovespa (IBOV): Americanas (AMER3) derrete 10%; saiba se é hora de vender o papel

10 jun 2022, 18:16 - atualizado em 10 jun 2022, 18:31
Americanas
Queda da Americanas nesta sexta-feira (10) foi puxada pela inflação dos EUA (Imagem: Divulgação)

A ação da Americanas (AMER3) derreteu 10% na sessão desta sexta-feira (10), liderando as baixas do Ibovespa, que fechou o dia em forte queda de 1,51%.

O tombo foi puxado, principalmente, pela disparada da inflação nos Estados Unidos, que prejudica não só a Americanas, mas todo o setor de varejo, lembra Lívia Rodrigues, analista de research da Ativa Investimentos.

“Isso afeta bastante os juros futuros, com o índice abrindo um pouco mais aqui no Brasil. Isso é um fator que bate bastante nos varejistas, como Americanas, Magalu (MGLU3) e Via (VIIA3)”, diz.

As ações do Banco Inter (BIDI11) e Positivo (POSI3) também foram afetadas. Já a Eletrobras (ELET6) caiu após precificar sua oferta de ações.

Hora de vender ou comprar Americanas?

A Ativa mantém a neutralidade com as ações da Americanas, devido às atuais condições macroeconômicas e à competição cada vez mais acirrada no setor, “que nos impedem de enxergar um gatilho de melhora”.

No começo do mês, o Banco Safra iniciou a cobertura das ações da Americanas com recomendação neutra devido ao menor crescimento potencial na valorização do DFC e em termos de múltiplos, já que a ação está sendo negociada a um preço mais baixo descontado em sua média histórica.

“Apesar dos desafios no curto prazo devido à forte dinâmica macro que pressiona o consumidor, destacamos que a Americanas tem um mix diferente em relação aos seus pares listados – menos focado em linha branca de eletrodomésticos e mais em itens de menor bilhete e de maior frequência, especialmente – mas não apenas – nas lojas”, ressalta.

Qualicorp dispara

A ação da Qualicorp (QUAL3) voltou a subir forte e liderou as altas, com disparada de 7,39%. A ação entrou em rota de recuperação após amargar quedas das últimas semanas.

A elevação do papel tem como pano de fundo a decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) de que as operadoras de saúde têm que cobrir apenas os procedimentos inclusos no rol, espécie de lista, elaborado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS). A corte, entretanto, deixou espaço para exceções.

Segundo o consenso de mercado da Reuters, de dez analistas, um tem recomendação de compra, um de venda e oito mantém a neutralidade para a Qualicorp.

Veja as 5 maiores quedas:

Empresa Ticker Queda
Americanas AMER3 -10,30%
Inter BIDI11 -6,87%
Azul AZUL4 -6,62%
Eletrobras ELET6 -6,59%
Positivo POSI3 -6,39%

Veja as  5 maiores altas:

Empresa Ticker Alta
Qualicorp QUAL3 +7,39%
CSN Mineração CMIN3 +3,38%
Raia Drogasil RADL3 +0,73%
Hypera HYPE3 +0,57%
Cielo CIEL3 +0,53%

Entre para o nosso Telegram!

Faça parte do grupo do Money Times no Telegram. Você acessa as notícias em tempo real e ainda pode participar de discussões relacionadas aos principais temas do Brasil e mundo. Entre agora para o nosso grupo no Telegram!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Editor-assistente
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Formado pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, cobre mercados desde 2018. Ficou entre os 50 jornalistas +Admirados da Imprensa de Economia e Finanças das edições de 2022 e 2023. É editor-assistente do Money Times. Antes, atuou na assessoria de imprensa do Ministério Público do Trabalho e como repórter do portal Suno Notícias, da Suno Research.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.