Ibovespa

Ibovespa (IBOV) avança após CMN renovar expectativas de juros menores; confira

30 jun 2023, 10:15 - atualizado em 30 jun 2023, 10:15
Ibovespa
Na véspera, o Ibovespa encerrou em alta após três pregões seguidos no campo negativo (Imagem: Reuters/Rahel Patrasso)

Ibovespa (IBOV) avança no pregão desta sexta-feira (30). Na véspera, o índice mostrou recuperação e terminou em alta de 1,46%, após três sessões seguidas no campo negativo. Por volta de 10h06, o índice subia 0,60%, aos 119.092 pontos.

Na véspera, o Conselho Monetário Nacional (CMN) definiy a meta de inflação para o ano de 2026 em 3%. Além disso, o CMN anunciou uma mudança ao redor do ano-calendário, substituindo-o por uma meta contínua. O novo modelo começa a valer a partir de 2025.

Os analistas da Ágora Investimentos avaliam que a flexibilização sugere melhora nas expectativas de inflação e na Taxa Selic. A perspectiva segue em linha com o time do BB Investimentos, que destaca que a decisão abre espaço para uma redução mais rápida e intensa nos juros.

Entre os destaques corporativos estão as ações do Grupo Pão de Açúcar (PCAR3), que negou a proposta do bilionário colombiano Jaime Gilinski de US$ 836 milhões pela rede colombiana Éxito.

Nova York sobe

Os índices futuros em Nova York sobem nesta sexta.

Os gastos do consumidor dos Estados Unidos desaceleraram acentuadamente em maio, mas as fortes pressões inflacionárias podem obrigar o Federal Reserve a retomar a elevação da taxa de juros no próximo mês.

Os gastos do consumidor subiram 0,1% no mês passado, informou o Departamento de Comércio nesta sexta-feira. Os dados de abril foram revisados para mostrar alta de 0,6%, em vez dos 0,8% relatados anteriormente.

Economistas consultados pela Reuters previam que os gastos do consumidor, que respondem por mais de dois terços da atividade econômica dos EUA, subiriam 0,2%.

*Com Juliana Américo e informações da Reuters

Repórter
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Graduanda em jornalismo pela Universidade Estácio de Sá. Tem experiência cobrindo mercados, ações, investimentos, finanças, negócios, empreendedorismo, franquias, cultura e entretenimento. Ingressou no Money Times em 2021.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.