Mercados

Ibovespa (IBOV) marca sessão de baixas com Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) no vermelho

11 mar 2024, 17:33 - atualizado em 11 mar 2024, 17:37
Vale (VALE3) fecha com baixa de 3,11%, pesando o fechamento do Ibovespa (Imagem: REUTERS/Pilar Olivares)

O Ibovespa fechou em queda nesta segunda-feira (11). Vale (VALE3) acabou pesando o índice com uma baixa de 3,11%, após forte recuo do minério de ferro

O índice fechou em baixa de 0,75%, a 126.123,56 pontos.

  • Quais são as melhores recomendações de investimento para março das maiores casas de análise e bancos do país? O Money Picks analisou 20 carteiras recomendadas para descobrir a resposta – veja aqui gratuitamente

Não só a Vale, como CSN Mineração (CMIN3) acabou sofrendo uma baixa no dia. A cotação do braço de mineração da CSN teve uma queda de 2,86%. Mas foi a Usiminas (USIM5) que caiu mais, com 4,70% no vermelho, figurando nas maiores baixas do mercado.

O minério de ferro sofreu tombo nos mercados asiáticos, chegando ao menor preço em mais de quatro meses. Na China, o contrato de maio de minério de ferro mais negociado teve queda de 5,41%, a 831 iuanes (ou US$ 115,68) a tonelada, menor valor desde o fim de outubro do ano passado.

Além disso, as ações da Petrobras (PETR4 e PETR3) tentaram se recuperar do tombo da semana passada e tiveram uma alta que chegou a 3% durante o pregão. Contudo, no fechamento, as ações viraram, fechando em queda de  1,30% (preferencial) e 1,92% (ordinária).

O mercado repercutiu as falas do presidente Lula, que defendeu em entrevista ao SBT que a companhia não tem de pensar apenas nos seus acionistas. Lula voltou a defender que recursos destinados a dividendos sejam aplicados em novos investimentos.

Apesar disso, a cotação do petróleo fechou em leve alta, o que ajudou as ações de petrolíferas como 3R Petroleum (RRRP3) e a PetroRecôncavo (RECV3) fecharem no azul. As empresas estiveram nas maiores altas do índice, com 2,94% e 1,50%, respectivamente.

Estagiária de Redação
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Estudante da área de comunicação, cursando Jornalismo na Faculdade Cásper Líbero. Ingressou no Money Times em 2024 como estagiária.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.