Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Ibovespa sobe com investidor de olho em pacote trilionário de estímulo nos EUA

14/01/2021 - 12:53
B3 B3SA3 Bolsa Mercados ações Ibovespa
Alívio: após uma espera angustiante, mercado finalmente vê pacote americano perto de virar realidade (Imagem: REUTERS/ Paulo Whitaker)

O principal índice da bolsa paulista subia nesta quinta-feira, dando sequência ao movimento pendular desta semana, com a ponta compradora de ações voltando a predominar, refletindo o otimismo com possível anúncio de novas medidas de estímulo econômico nos Estados Unidos.

Às 12h24, o Ibovespa anotava valorização de 1%, aos 123.151,77 pontos. O giro financeiro da sessão era de 9,5 bilhões de reais.

Em relatórios a clientes, bancos e gestoras de recursos apontaram tendência majoritária positiva para a sessão, diante da expectativa de que o presidente eleito dos EUA, Joe Biden, anuncie um novo pacote fiscal na ordem de 2 trilhões de dólares para dar suporte à economia afetada pela Covid-19.

Nas bolsas de Nova York, o índice Dow Jones atingiu nova máxima histórica intradia.

“A expectativa por estímulos nos EUA traz alívio aos mercados globais nesta quinta-feira”, resumiu a equipe de pesquisa econômica do Bradesco.

No entanto, os mesmos relatórios alertam que novas restrições para tentar conter o avanço da pandemia pelo mundo e ruídos na política dos EUA, com a sequência do processo de impeachment do presidente Donald Trump, e no Brasil, com a possível demissão do presidente do BB, turvam o cenário.

Destaques

Banco do Brasil (BBAS3) subia 1,3%. O presidente Jair Bolsonaro silenciou nesta quinta-feira sobre a possível demissão do presidente-executivo do banco, André Brandão. O BB declarou pela manhã não ter recebido qualquer comunicação oficial do acionista controlador sobre suposta demissão. Na véspera, a ação já tinha caído 4,94% em meio a notícias sobre o assunto.

Petrobras (PETR4) subia 0,8%, apesar da queda nos preços internacionais do petróleo.

Vale (VALE3) tinha valorização de 1,15%, voltando à rota positiva, após ter sido atingida por realização de lucros nas últimas sessões. O movimento era seguido por siderúrgicas, com Usiminas (USIM5) crescendo 1,55% e CSN (CSNA3) com incremento de 2,4%.

Cyrela (CYRE3) crescia 3,9%, com o setor imobiliário sendo destaque positivo na sessão, à medida que empresas do setor começavam a divulgar seus dados operacionais do quarto trimestre. MRV (MRVE3) era apreciada em 3,1%.

Embraer (EMBR3) subia 8,6%, liderando ganhos do setor de aviação e turismo. Gol (GOLL4) avançava 4,45%, Azul (AZUL3) tinha alta de 6,9% e CVC (CVCB3) era valorizada em 6%.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Márcio Juliboni - 14/01/2021 - 12:53