AgroTimes

Importação de óleo de palma pela Índia cai em janeiro para mínima de 6 meses

02 fev 2023, 15:37 - atualizado em 02 fev 2023, 15:37
óleo de palma
As importações de óleo de palma da Índia caíram para 770 mil toneladas no mês passado (Imagem: EUTERS/Bazuki Muhammad)

As importações de óleo de palma pela Índia em janeiro caíram 31% em relação ao mês anterior, para o nível mais baixo em meses, já que um desconto menor em relação a óleos rivais levou as refinarias a aumentar as compras de óleos de soja e girassol, disseram cinco comerciantes à Reuters na quinta-feira.

A redução das importações de óleo de palma pela Índia, maior importador mundial de óleos vegetais, pode pesar sobre os preços do óleo de palma na Malásia, mas apoiar o óleo de soja e ajudar a Rússia e a Ucrânia a reduzirem seus estoques de óleo de girassol.

As importações de óleo de palma da Índia caíram para 770 mil toneladas no mês passado, a menor desde julho de 2022, segundo a média das estimativas dos cinco negociantes.

“O desconto do óleo de palma está diminuindo. Os compradores estão mudando para óleo de soja e girassol”, disse Sandeep Bajoria, presidente-executivo do Sunvin Group, corretora de óleos vegetais e firma de consultoria.

O desconto do óleo de palma em relação ao óleo de soja encolheu para menos de 300 dólares por tonelada, de 500 dólares em dezembro, disseram os comerciantes.

A participação do óleo de palma nas importações totais de óleo vegetal da Índia também caiu, recuando abaixo de 50% em janeiro, de 71% em dezembro, disseram eles.

As importações de óleo de soja da Índia em janeiro aumentaram 56% em relação ao mês anterior, para 395.000 toneladas, enquanto as de óleo de girassol saltaram 143%, para um recorde de 473.000 toneladas, disseram os comerciantes.

A Índia aumentou as importações de óleo de girassol, já que o produto tem sido negociado com desconto em relação ao óleo de soja nas últimas semanas, em meio aos esforços dos principais exportadores Rússia e Ucrânia para reduzir os estoques, disse um negociante de Mumbai para uma trading global.

O Mar Negro responde por 60% da produção mundial de óleo de girassol e 76% das exportações.

“Os embarques de óleo de girassol atingiram um nível extraordinário. Nunca pensamos que a Índia pudesse importar tanto óleo de girassol em um mês”, disse um negociante de Cingapura.

As importações de óleo comestível pela Índia no primeiro trimestre do ano comercial de 2022/23 –que começou em 1º de novembro– subiram acima de 4,5 milhões de toneladas, enquanto os estoques nos portos aumentaram acentuadamente, disse um negociante de Nova Délhi.

A Índia compra óleo de palma principalmente da Indonésia, Malásia e Tailândia. Importa óleo de soja e girassol da Argentina, Brasil, Rússia e Ucrânia.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.