Imposto de Renda 2023

Imposto de Renda 2023: Na última semana, 5 milhões ainda precisam declarar

29 maio 2023, 15:25 - atualizado em 29 maio 2023, 15:51
Prazo para declaração do Imposto de Renda está na última semana (Imagem: Divulgação; Unsplash/Montagem: Fernanda Lopes)

O prazo para a declaração do Imposto de Renda está chegando ao fim. Contribuintes têm até esta quarta-feira (31) para acertar as contas com o Fisco.

Segundo dados da Receita Federal, até às 12h36 desta segunda (29), 33,6 milhões de declarações foram entregues. Neste ano, o órgão estima receber de 38,5 milhões a 39,5 milhões de declarações.

Dessa maneira, faltam cerca de 5,4 milhões de declarações para atingir o esperado pela Receita. Ainda segundo os dados divulgados pelo órgão, 64,23% das declarações têm valor para restituição.

Restituição do Imposto de Renda

Também em 31 de maio, será pago o primeiro lote da restituição, válida para quem, após ajustes entre receitas e despesas, teve uma retenção na fonte maior do que o imposto devido.

Sendo assim, o contribuinte pode consultar a situação da sua restituição através do site da receita ou do aplicativo Meu Imposto de Renda.

Vale destacar que valor da restituição do imposto de renda é corrigido pela taxa Selic a partir do mês de maio e vai até o mês anterior ao pagamento, acrescido de mais 1% no mês do depósito.

As restituições do Imposto de Renda ocorrerão nas seguintes datas: 

  • 31/5 – 1º lote 
  • 30/6 – 2º lote 
  • 31/7 – 3º lote 
  • 31/8 – 4º lote 
  • 29/9 – 5º lote

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.