Imposto de Renda 2024

Imposto de Renda 2024: Como declarar Tesouro Direto

15 abr 2024, 13:10 - atualizado em 15 abr 2024, 13:10
imposto-de-renda-2024
O contribuinte tem até o dia 31 de maio para preencher e enviar a declaração à Receita Federal. (Imagem: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

A renda fixa foi uma das classes de ativos favoritas durante o ano de 2023. Com a Selic em 13,75% até agosto, os investidores aproveitaram o momento para investir nos diferentes títulos disponíveis, inclusive do Tesouro Direto. E agora, como declarar esses investimentos no Imposto de Renda?

  • Já sabe como declarar seus investimentos no Imposto de Renda? Baixe o guia de IR e acesse o curso completo da jornalista Julia Wiltgen, de forma totalmente gratuita. É só clicar aqui. 

Vale lembrar que este tipo de investimento utiliza o modelo de tributação regressivo, ou seja, quanto mais tempo o dinheiro estiver investido no título escolhido, menor será a alíquota a ser paga, podendo variar de 22,5% a 15%.

Outro ponto é que a alíquota é cobrada em cima dos rendimentos e não do valor total investido e é feita de forma automática, com a cobrança apenas no momento do vencimento do título ou da retirada do dinheiro.

Como declarar investimentos em renda fixa

O primeiro passo é separar a documentação necessária, que inclui os informes de rendimentos dos investimentos que possui e são enviados pelas instituições financeiras responsáveis pelos ativos.

Com os documentos em mãos, será necessário preencher duas fichas: “Bens e Direito” e “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”.

  • “Bens e Direitos”: basta inserir quanto foi aplicado no investimento. Isto é, o valor original do ativo, não a quantia atualizada. Além disso, será necessário preencher as informações do banco ou corretora como o CNPJ.
  • “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”: preencha o valor dos rendimentos informados pela sua instituição financeira, além das demais informações solicitadas como o CNPJ.

Para ficar em dia com o Leão, o contribuinte tem até o dia 31 de maio para preencher e enviar a declaração à Receita Federal.

  • O que acontece se você não declarar seu Imposto de Renda? Veja as consequências de arrumar problemas com a Receita Federal e prepare-se, pois a temporada de IR 2024 já começou:

Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie, atua há 3 anos na redação e produção de conteúdos digitais no mercado financeiro. Anteriormente, trabalhou com produção audiovisual, o que a faz querer juntar suas experiências por onde for.