Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Índia tem dia com maior número de casos e mortes por Covid em quase 5 meses

22/03/2021 - 14:45
Índia
O aumento de óbitos foi o maior desde o início de janeiro e elevou o total a 159.967 (Imagem: REUTERS/Niharika Kulkarni)

A Índia relatou a maior quantidade de casos e mortes de Covid-19 dos últimos meses nesta segunda-feira, o dia que marca o início de uma quarentena nacional caótica que deixou muitas pessoas desempregadas e encolheu a economia.

Autoridades readotaram algumas restrições para desacelerar a disseminação do vírus, especialmente em Maharashtra, Estado do oeste que responde por quase dois terços das 46.951 infecções novas e a maioria das 212 mortes.

Alguns hospitais dos distritos mais afetados do país começaram a sofrer com a falta de leitos, e existe um clamor crescente para que a campanha de imunização seja ampliada para alcançar mais pessoas, ao invés de somente os idosos e os que sofrem de outros problemas de saúde.

Com o maior aumento de casos desde o começo de novembro, o total da Índia passou de 11,65 milhões, só inferior às cifras de Estados Unidos e Brasil. O aumento de óbitos foi o maior desde o início de janeiro e elevou o total a 159.967.

Em algumas partes da Índia, a maioria das pessoas continua saindo sem máscara e ignorando os alertas de distanciamento social, inclusive políticos em campanha em quatro Estados onde eleições começarão no final deste mês.

O Ministério da Saúde também alertou que uma grande aglomeração de devotos de um festival hindu poderia provocar uma disparada de casos, à medida que pessoas de todo o país se reúnem nas margens do Rio Ganges em Haridwar, cidade sagrada do norte.

Autoridade locais dizem esperar 150 milhões de visitantes no Mahakumbh, que dura semanas — o festival começou neste mês e chega ao auge em abril. O evento é realizado uma vez a cada 12 anos, e muitos hindus acreditam que se banhar no rio durante este período absolve as pessoas do pecado.

A disparada de casos de Covid-19 também chama atenção para o índice baixo de imunização da Índia na proporção com a população, apesar de o país ser o maior fabricante mundial de vacinas.

A Índia administrou mais de 44 milhões de doses desde que iniciou sua campanha de vacinação, em meados de janeiro, mas quer cobrir 300 milhões de seu 1,35 bilhão de habitantes até agosto.

O país doou ou vendeu mais de 60 milhões de doses de vacinas a 76 países, dizendo que alguns carregamentos são necessários para cumprir obrigações contratuais.

Enquanto a procura por vacinas aumenta em casa, o Instituto Serum da Índia (SII), o maior fabricante do país, adiou remessas adicionais da vacina da AstraZeneca ao Reino Unido, ao Brasil, à Arábia Saudita e ao Marrocos.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Rafael Borges - 22/03/2021 - 14:45

Cotações Crypto
Pela Web