Giro de Indicadores

Ibovespa (IBOV) derrete após Copom reduzir Selic a 12,75%; veja os indicadores desta quinta (21)

21 set 2023, 12:11 - atualizado em 21 set 2023, 12:11
Indicadores
Devido a agenda de indicadores no Brasil estar vazia, o foco se virou aos dados de Pedidos por Seguro-Desemprego Semanais dos Estados Unidos. (Arte: Giovanna Melo/Money Times)

Nesta manhã, a agenda de indicadores acordou vazia em território nacional, sendo composta por dados na Ásia e nos Estados Unidos, onde saíram os dados de pedidos por seguro-desemprego semanais.

Em Wall Street, os índices abriram em baixa, com um salto nos rendimentos dos Treasuries derrubando as ações de crescimento depois que o Federal Reserve sinalizou que outro aumento da taxa de juros pode acontecer este ano.

Por volta de 12h01, o Ibovespa (IBOV) despencava a 1,74%. Já em Wall Street, S&P 500 caía a 0,99%, Dow Jones a 0,53% e Nasdaq afundava a 1,12%.

Giro dos Indicadores: confira os dados que saíram na manhã desta quinta-feira (21)

Estados Unidos

Segundo o Departamento do Trabalho, os pedidos iniciais de auxílio-desemprego caíram em 20 mil, atingindo um total de 201 mil em dado com ajuste sazonal, na semana encerrada em 16 de setembro. A previsão dos economistas era de 225 mil pedidos.

O Índice de Vendas de Moradias Usadas também caiu, porém, de forma inesperada. Segundo a Associação Nacional de Corretores de Imóveis, as vendas caíram 0,7% em agosto, atingindo uma taxa anual ajustada sazonalmente de 4,04 milhões de unidades.

Por fim, o Índice de Indicadores Antecedentes (LEI, na sigla em inglês), apurado pelo Conference Board, apontou queda no mês de agosto, indo de 0,3% em julho para 0,4% em agosto. No acumulado de fevereiro até agosto deste ano, o índice caiu 3,8%, ante a contração de 3,9% no mesmo período de 2022.

Ásia

Em Hong Kong, o Índice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) avançou 1,8% em agosto. Segundo o Departamento de Censos e Estatística (C&SD), a taxa média mensal ajustada sazonalmente foi de 0,1%, no período de três meses até agosto.

Nos três meses encerrados em agosto, o índice aumentou 1,8% em relação ao ano passado, enquanto nos 12 meses encerrados em agosto o índice ficou, em média, 2,1% superior ao período de 2022.

* Com dados da Reuters

Estagiária
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.
Estudante de jornalismo na Universidade São Judas Tadeu, tem habilidades em edição de imagens e vídeos além da paixão pelo meio de comunicações. Estuda inglês e está em busca da fluência.