Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Índice de comércio de bens da OMC atinge mínima recorde, mas detecta alguns sinais de recuperação

19/08/2020 - 8:58
OMC
A OMC previu em abril que o comércio global de bens cairia entre 13% e 32% em 2020 antes de se recuperar em 21% a 24% em 2021 (Imagem: REUTERS/Denis Balibouse)

A Organização Mundial do Comércio disse nesta quarta-feira que seu índice para o comércio de bens atingiu uma mínima recorde, sugerindo que o comércio global de mercadorias registrou uma queda histórica no segundo trimestre de 2020 em meio à pandemia de coronavírus.

“Indicadores adicionais apontam para altas parciais no comércio mundial e na produção no terceiro trimestre, mas a força de tal recuperação segue altamente incerta: uma trajetória em forma de ‘L’, em vez de em forma de ‘V’, não pode ser descartada”, disse a OMC em seu site.

A leitura de 84,5 do índice ficou 18,6 pontos abaixo do período do ano anterior. Em tempos normais, o índice antecipa mudanças na trajetória do comércio em alguns meses, mas a volatilidade desencadeada pela pandemia reduziu seu valor preditivo.

“Esta leitura — a mais baixa já registrada, com base em dados que remontam a 2007, e no mesmo nível da crise financeira de 2008 e 2009 — é amplamente consistente com as estatísticas da OMC publicadas em junho, que estimavam um declínio de 18,5% no comércio de mercadorias no segundo trimestre de 2020 em comparação com o mesmo período do ano passado”, disse a OMC.

A extensão exata da queda ficará clara apenas quando os dados oficiais de comércio de abril a junho estiverem disponíveis.

A OMC previu em abril que o comércio global de bens cairia entre 13% e 32% em 2020 antes de se recuperar em 21% a 24% em 2021, mas em junho disse que respostas rápidas dos governos significam que seu cenário mais pessimista para este ano era improvável.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Leia mais sobre: , , , ,

Última atualização por Rafael Borges - 19/08/2020 - 8:58

Cotações Crypto
Pela Web