AgroTimes

Índice ‘frango assado’ mede desigualdade no Rio de Janeiro; entenda

05 jul 2023, 14:07 - atualizado em 05 jul 2023, 14:07
O índice do ‘frango assado’ é feito pela Prefeitura do Rio de Janeiro. (Imagem: REUTERS/Ricardo Moraes)

O índice do ‘frango assado’ ou ‘Frangão Carioca’ ilustra a desigualdade no poder de compra no Rio de Janeiro (RJ). O indicador é produzido pela prefeitura da cidade e calcula o preço médio da refeição em 190 estabelecimentos de 161 bairros do município.

O indicador ajuda a estimar quanto cada morador da cidade compromete do seu orçamento para consumir um frango assado. Em diferentes bairros, o estudo indica diferenças marcantes.

Um morador do Jacarezinho, na Zona Norte do Rio, compromete 13,39% de sua renda para comprar um frango assado. Esse foi o maior percentual identificado pela pesquisa.

No bairro, o frango custa em média R$ 54,29. A renda média dos moradores do local é de R$ 405,49.

Em contrapartida, um morador do Joá, na Zona Oeste, gasta 0,57% de sua renda com o alimento, sendo o menor índice encontrado. O rendimento mensal dos moradores do local é de R$ 6,239.50, de acordo com o índice.

Caso o morador do Jacarezinho comprometesse 0,57% do rendimento, como no Joá, gastaria somente R$ 2,31 no prato. O bairro com o preço mais alto para o frango assado na cidade do Rio é Bento Ribeiro: R$ 77,99.

O estudo foi elaborado pela prefeitura do Rio em parceria com a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento e o Instituto Fundação João Goulart.

 

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.