Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Intel lança novos chips para inteligência artificial em desafio à Nvidia

10/05/2022 - 14:05
Chips Semicondutores
Além de novos chips para computação voltada à inteligência artificial, representantes da Intel disseram que a empresa está se concentrando no desenvolvimento de software (Imagem: Shutterstock/Gorodenkoff)

A Intel lançou nesta terça-feira um novo chip chamado Gaudi2 focado em aplicações de inteligência artificial e desenvolvido pela startup israelense Habana Labs, comprada pela gigante norte-americana no final de 2019 por cerca de 2 bilhões de dólares.

O produto vem para enfrentar a rival Nvidia, que tem se mostrado um desafio para a Intel no setor, pois muitos pesquisadores e empresas de inteligência artificial estão acostumados a usar a plataforma de software CUDA da Nvidia.

Além de novos chips para computação voltada à inteligência artificial, representantes da Intel disseram que a empresa está se concentrando no desenvolvimento de software.

“Cuda não é uma trincheira que a Nvidia pode sustentar por muito tempo”, disse o diretor de negócios da Habana Labs, Eitan Medina, acrescentando que a plataforma de software da Intel foi criada com padrão aberto, sendo gratuita para download e utilização via GitHub, o site com ferramentas para desenvolvimento de software.

Medina disse que o Gaudi2 é duas vezes mais rápido que o chip de inteligência artificial anterior da Habana e fabricado na tecnologia de transistor de 7 nanômetros da TSMC. Geralmente, quanto menor o tamanho do transistor, mais rápido e mais poderoso é o chip.

A Intel também lançou um novo chip chamado Greco para trabalho de inferência: tarefa da inteligência artificial que utiliza um algoritmo para fazer previsões ou identificar um objeto.

Sandra Rivera, que dirige o centro de dados e inteligência artificial da Intel, disse que o mercado de chips de IA deve crescer cerca de 25% ao ano nos próximos cinco anos, atingindo cerca de 50 bilhões de dólares.

“Pretendemos investir e inovar para liderar esse mercado”, disse ela, acrescentando que cada vez mais os investimentos serão em software, tanto para ampliar a equipe da Intel quanto para comprar outras empresas.

Receba as newsletters do Money Times!

Cadastre-se nas nossas newsletters e esteja sempre bem informado com as notícias que enriquecem seu dia! O Money Times traz 8 curadorias que abrangem os principais temas do mercado. Faça agora seu cadastro e receba as informações diretamente no seu e-mail. É de graça!

Última atualização por André Luiz - 10/05/2022 - 14:05

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado de tecnologia?
Receba toda sexta-feira as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto