Giro do Mercado

Inter projeta alta de 0,75 ponto percentual em decisão do Copom nesta quarta

10 dez 2024, 16:37 - atualizado em 10 dez 2024, 16:37
selic juros banco central
(Imagem: Rmcarvalho/iStock - Montagem: Giovanna Figueredo)

O banco Inter projeta aumento de 0,75 ponto percentual para a taxa de básica de juros que será decidida pelo Copom (Comitê de Política Monetária) nesta quarta-feira (11), disse André Valério, economista sênior da casa, no Giro do Mercado desta terça-feira (10).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

 

  • LEIA MAIS: A ação que já quadruplicou os dividendos em 2024 não descarta novos pagamentos até o Ano Novo – até onde pode chegar?

A Selic está em 11,25% ao ano, mas 78% do mercado, assim como o Inter, julga que o comitê elevará a Selic em 0,75 ponto percentual (p.p.), a 12% ao ano, amanhã, segundo pesquisa do BTG Pactual.

Segundo Valério, caso o Banco Central ceda à pressão de parte do mercado e aumente a taxa em um ponto percentual, a expectativa para a decisão seguinte poderia chegar a de uma elevação de 1,25 ponto percentual – gerando um efeito cascata cada vez pior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, o economista aponta que, se o Banco Central não entregar a alta de 1,0 ponto percentual que o mercado espera, a falta da medida poderia ser interpretada como perda de firmeza, gerando maior incerteza e aumentando o risco inflacionário.

‘’Acho que a gente está em um contexto bem ‘espiral’ e ruim’’, disse o economista.

No Boletim Focus divulgado ontem (9), às vésperas da última reunião do Copom, a previsão para a Selic aumentou, em uma semana, de 11,75% para 12% ao final deste ano. Para os demais anos, as expectativas também foram elevadas:

  • 2025: de 12,63% para 13,50%;
  • 2026: de 10,50% para 11%;
  • 2027: de 9,50% para 10%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.
Estudante de jornalismo na FAAP, cobre Mercados.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar