Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Investidores da Tesla querem que Musk devolva US$ 13 bi por acordo da SolarCity

18/01/2022 - 16:02
Logo da Tesla ao fundo e um celular aberto em um gráfico
Musk disse em documentos judiciais que tal prêmio seria pelo menos cinco vezes o maior prêmio já registrado em um processo de acionistas comparável (Imagem: Shutterstock)

Acionistas da Tesla (TSLA) pediram a um juiz nesta terça-feira que mande o presidente-executivo Elon Musk pagar 13 bilhões de dólares à empresa de veículos elétricos por ter coação sobre o conselho da empresa a um acordo de 2016 envolvendo a SolarCity

“Este caso é se a aquisição da SolarCity foi um resgate de dificuldades financeiras orquestrado por Elon Musk”, disse Randy Baron, advogado dos acionistas.

As alegações retomam pontos levantados em um julgamento de em julho, quando Musk defendeu o acordo.

O processo de fundos de pensão e gestores de ativos alega que Musk forçou o conselho da Tesla a aprovar o acordo para a SolarCity, da qual Musk era o principal acionista.

Musk respondeu que o acordo fez parte de um plano de uma década para criar uma empresa verticalmente integrada que transformaria a geração e o consumo de energia com os painéis de teto da SolarCity e os carros e baterias da Tesla.

Evan Chesler, um dos advogados que representam Musk, disse na audiência que o acordo não era um resgate e a SolarCity estava longe de ser insolvente e suas finanças se assemelhavam a muitas empresas de tecnologia de alto crescimento.

O advogado dos acionistas Lee Rudy pediu a devolução das ações da Tesla que Musk recebeu, que valeriam cerca de 13 bilhões de dólares no preço atual.

Musk disse em documentos judiciais que tal prêmio seria pelo menos cinco vezes o maior prêmio já registrado em um processo de acionistas comparável.

A ação da Tesla era negociada praticamente com estabilidade.

A Tesla comprou a SolarCity quando a fabricante de veículos elétricos se aproximava do lançamento de seu Model 3, um sedã de mercado que foi fundamental para sua estratégia.

Os acionistas alegam que o acordo foi uma distração desnecessária e sobrecarregou a Tesla com as dívidas da SolarCity.

Os acionistas afirmam que, apesar de possuir apenas 22% da Tesla, Musk era acionista controlador devido aos seus laços com membros do conselho e estilo dominador.

Musk defendeu repetidamente o acordo da SolarCity dizendo que a empresa precisava ser adquirida rapidamente ou encontrar financiamento para resolver sua perigosa escassez de caixa.

Última atualização por André Luiz - 18/01/2022 - 16:02

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto