BusinessTimes

IPO da Locaweb está próximo. Veja o quanto você conhece a empresa

22 jan 2020, 17:35 - atualizado em 22 jan 2020, 17:36
Festa de 20 anos da Locaweb no CredicardHall
Expectativa: Locaweb deve movimentar até R$ 1 bilhão com oferta de ações (Imagem: Divulgação/Facebook/Locaweb)

O IPO (oferta pública inicial de ações, na sigla em inglês) da Locaweb entrou na reta final. Os bancos que coordenam a operação definiram a faixa de preço entre R$ 14,25 e R$ 17,25. Com isso, a abertura de capital pode movimentar até R$ 1 bilhão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O período de reservas, que começou nesta terça-feira (21), termina em 03 de fevereiro. Mas, afinal, quanto você conhece a empresa, a ponto de comprar suas ações?

Fundada em 1998 por Gilberto Mautner com um investimento de R$ 30 mil, a Locaweb começou a vida oferecendo serviços de hospedagem de site, num momento em que a internet engatinhava no Brasil. Agora, seus negócios estendem-se, basicamente, por dois grandes braços – serviços de hospedagem e soluções de e-commerce.

Nos nove meses encerrados em setembro, a receita bruta da empresa foi de R$ 315 milhões, um incremento de 20% sobre o mesmo período do ano retrasado. O lucro líquido, de R$ 11 milhões, cresceu 130%, e a geração de caixa medida pelo ebitda chegou a R$ 77 milhões, quase 50% mais.

Origens

A primeira grande área de atuação da Locaweb é chamada de BeOnline/SaaS, que conta com 286 mil clientes ativos. Ela abrange desde os serviços que estão na raiz da companhia, como hospedagem de sites (hosting), até a revenda de hospedagem, o que permite aos seus clientes gerenciar sites de terceiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O BeOnline também engloba os serviços de computação em nuvem, servidores dedicados e registro de domínios.

tablet livros praia descanso análise notícias
No ar: 286 mil clientes utilizam serviços de hospedagem da Locaweb (Imagem: Pixabay/mohamed_hassan)

Já o SaaS (software as a servisse) disponibiliza softwares que podem ser usados pelos clientes da Locaweb por meio de conexão com a internet, em vez do meio tradicional de realizar o download do programa para o computador e instalá-lo. Sob essa rubrica, estão a oferta de e-mails, comunicação IP, plataforma online de helpdesk e serviço de delivery direto, entre outros produtos.

Segundo o prospecto do IPO, a grande maioria clientes de BeOnline e SaaS da companhia é formada por micro e pequenos empreendedores: 74% deles são empreendedores individuais ou possuem até nove funcionários; 16% são de pequeno porte (de 11 a 49 empregados); 4%, médio porte (de 50 a 99 empregados); e 6%, grande porte (100 ou mais funcionários).

Segundo a empresa, 72% dos clientes atuam na área de serviços; 18%, em comércio; e 10% em indústrias. As marcas que atendem esses segmentos são a Locaweb, Locaweb Corp e King Host.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Varejo online

O segundo grande eixo de negócios da Locaweb são as soluções para e-commerce. Os produtos são divididos em plataforma de e-commerce e pagamento online. No fim de setembro, sua carteira somava 11,5 mil clientes ativos nesse segmento. A receita bruta dessa área somou R$ 65,2 milhões de janeiro a setembro, com alta de 47%.

Vendas online, e-commerce, varejo digital
Vendas online: Locaweb faturou R$ 65 milhões no segmento até setembro (Imagem: Pixabay/@justynafaliszek)

As marcas com que a empresa atua nesse mercado são a Tray, Tray Corp e Yapay. A Tray oferece ferramentas para pequenas e médios clientes criarem lojas virtuais. O problema é que a empresa enfrenta o desafio de elevar a fidelidade da clientela.

Segundo o prospecto, apenas 60% dos clientes continuam com o serviços, após seis meses de uso. A Tray Corp oferece serviços de lojas virtuais para clientes de maior porte.

Já a Yapay atua no setor de pagamentos online, oferecendo contratação e integração de meios de pagamento, e o recebimento de pagamentos pela internet. A receita da Yapay provém de um percentual sobre as transações intermediadas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Veja, a seguir, o prospecto atualizado em 21 de janeiro do IPO da Locaweb.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Diretor de Redação do Money Times
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
marcio.juliboni@moneytimes.com.br
Linkedin
Ingressou no Money Times em 2019, tendo atuado como repórter e editor. Formado em Jornalismo pela ECA/USP em 2000, é mestre em Ciência Política pela FLCH/USP e possui MBA em Derivativos e Informações Econômicas pela FIA/BM&F Bovespa. Iniciou na grande imprensa em 2000, como repórter no InvestNews da Gazeta Mercantil. Desde então, escreveu sobre economia, política, negócios e finanças para a Agência Estado, Exame.com, IstoÉ Dinheiro e O Financista, entre outros.
Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual – toda semana, com curadoria do Money Picks

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar