Internacional

Irã diz que EUA precisam tomar decisão sobre retomar acordo nuclear

14 mar 2022, 10:29 - atualizado em 14 mar 2022, 10:29
O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, visitará a Rússia na terça-feira, disse o porta-voz do ministério, Saeed Khatibzadeh, em entrevista coletiva semanal, sem dar mais detalhes (Imagem: REUTERS/Lisi Niesner)

Os Estados Unidos precisam tomar uma decisão sobre fechar um acordo para salvar o pacto nuclear de 2015 do Irã com potências mundiais, disse o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores iraniano nesta segunda-feira em meio a temores de que as negociações em Viena possam fracassar.

Os esforços para alcançar um novo acordo foram deixados no limbo depois que uma demanda de última hora da Rússia –agora em desacordo com o Ocidente por sua invasão da Ucrânia— forçou as potências a pausarem as negociações por tempo indeterminado, apesar de terem um texto amplamente concluído.

O ministro das Relações Exteriores do Irã, Hossein Amirabdollahian, visitará a Rússia na terça-feira, disse o porta-voz do ministério, Saeed Khatibzadeh, em entrevista coletiva semanal, sem dar mais detalhes.

O Nour News do Irã, afiliado a um órgão de segurança, descreveu a visita do ministro das Relações Exteriores a Moscou como “uma plataforma para conversas sérias, francas e voltadas para o futuro” entre dois países que demonstraram que “podem trabalhar muito próximos, decisivamente e com sucesso em questões complexas”.

“Atualmente, estamos dando um tempo das negociações nucleares”, disse Khatibzadeh. “Não estamos a ponto de anunciar um acordo agora, pois há algumas questões importantes em aberto que precisam ser decididas por Washington.”

O Departamento de Estado dos EUA disse na sexta-feira que Washington continua acreditando que um possível acordo para retornar ao pacto de 2015 está próximo, mas que as decisões precisam ser tomadas em lugares como Teerã e Moscou.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.