Internacional

Irã envia proposta de negociações com os EUA ao mediador Paquistão

01 maio 2026, 11:27 - atualizado em 01 maio 2026, 11:27
Fumaça sobre a Praça Azadi, em Teerã, após ataque 6 de abril de 2026 Rede social via REUTERS

O Irã enviou sua mais recente proposta de negociações com os Estados Unidos para mediadores paquistaneses, informou a agência de notícias estatal iraniana Irna nesta sexta-feira, uma medida que pode melhorar as perspectivas de romper um impasse nos esforços para acabar com a guerra no Oriente Médio.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A Irna não deu detalhes, mas os preços globais do petróleo, que subiram acentuadamente desde que o Irã iniciou o bloqueio do Estreito de Ormuz, caíram após a informação.

O bloqueio do canal marítimo vital bloqueou 20% da oferta de petróleo e gás do mundo, e a Marinha dos EUA está bloqueando as exportações de petróleo bruto iraniano. Isso elevou os preços da energia e aumentou as preocupações de que haverá uma desaceleração econômica.

Não ficou imediatamente claro se a proposta iraniana já havia sido transmitida a Washington.

Um cessar-fogo está em vigor desde 8 de abril, mas notícias de que o presidente dos EUA, Donald Trump, seria informado sobre os planos de novos ataques militares para obrigar o Irã a negociar fizeram com que os preços globais do petróleo atingissem a máxima de quatro anos na quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Irã ativou as defesas aéreas e planeja uma resposta ampla se for atacado, tendo avaliado que haverá um ataque curto e intenso dos EUA, possivelmente seguido por um ataque israelense, disseram duas fontes iranianas seniores à Reuters sob condição de anonimato.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
A Reuters é uma das mais importantes e respeitadas agências de notícias do mundo. Fundada em 1851, no Reino Unido, por Paul Reuter. Com o tempo, expandiu sua cobertura para notícias gerais, políticas, econômicas e internacionais.
Por dentro dos mercados

Receba gratuitamente as newsletters do Money Times

OBS: Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar