BusinessTimes

Itaú lança programa para empreendedorismo na Amazônia

02 fev 2022, 12:06 - atualizado em 02 fev 2022, 12:06
Floresta amazônica
Com foco em negócios florestais sustentáveis, projeto Amazônia 360º auxiliará o desenvolvimento profissional de jovens de 18 a 29 anos (Imagem: Vlad Hilitanu/Unsplash)

O Itaú Unibanco (ITUB; ITUB3; ITUB4), em parceria com o Centro de Empreendedorismo da Amazônia, iniciou o programa Amazônia 360º. A iniciativa tem como objetivo desenvolver jovens empreendedores e modelos de negócio sustentáveis por meio de dinâmicas, oficinas e simulações de empreendedorismo voltados a negócios de baixo impacto ambiental.

A iniciativa ocorrerá nas regiões metropolitanas de Belém (PA) e Manaus (AM), e nas cidades de Macapá (AP) e Porto Velho (RO). A expectativa é beneficiar cerca de 1.200 jovens de 18 a 29 anos residentes na região.

Parte integrante de ações regionais propostas pelo Itaú Unibanco no âmbito do Plano Amazônia, iniciativa criada em 2020 com o objetivo de preservar a floresta e promover impacto positivo na região, as oficinas serão desenvolvidas em três etapas: capacitação, simulação e desenvolvimento de produtos verdes para o mercado.

A primeira etapa consiste em oficinas virtuais, com carga horária de até 10 horas, e o objetivo de esclarecer pontos sobre a economia da Amazônia, empreendedorismo sustentável, ferramentas e oportunidades. O segundo momento é a Oficina Pré-Aceleração, com exercícios sobre modelagem de negócios e validação de protótipo.

Por fim, a terceira fase, como etapa de conclusão, acontecerá com demonstrações de viabilidade de implementação e reconhecimento de projetos que mais avançaram no período. Ao todo, a iniciativa tem duração de 12 meses.

Amazônia
O programa fortalecerá as bases para o desenvolvimento sustentável na região, onde residem 4 milhões de jovens com idade e escolaridades compatíveis com o programa (Imagem: Sebastien Goldberg/Unsplash)

O Amazônia 360º fortalecerá as bases para o desenvolvimento sustentável na região, onde residem 4 milhões de jovens com idade e escolaridades compatíveis com o programa. Assim, as atividades propostas buscam, por meio da atuação direta na formação empreendedora socioambiental, capacitar uma geração apta a formar renda e prosperidade de forma limpa e alinhada com as novas demandas sociais por preservação e utilização consciente de recursos naturais.

Belém será a cidade de estreia do projeto, com inscrições abertas em 31 de janeiro, seguida de Manaus, Macapá e Porto Velho. Cada região seguirá um cronograma disponível no edital. As inscrições acontecem pelo site e são gratuitas. Serão levados em consideração, além da região do candidato, critérios como raça e gênero para a seleção dos participantes.

O Amazônia360° também conta com apoio de instituições ligadas ao empreendedorismo local nas cidades de atuação do projeto, sendo elas: Instituto Federal do Amapá (IFAP), Instituto Federal do Amazonas (IFAM), Instituto Federal do Pará (IFPA), Sebrae (Amapá, Amazonas, Pará e Rondônia), além do Amapá TEC.

Estagiária
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin
Formada em Gestão de Negócios e Inovação pela Fatec Sebrae e, atualmente, estudante de Jornalismo da Faculdade Cásper Líbero. Tem como propósito atuar visando os princípios éticos do jornalismo com comprometimento com a informação de qualidade e o combate à desinformação.
Linkedin