Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Itaú lidera ranking de presença digital no Brasil

03/12/2019 - 15:26
Itaú
Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú Unibanco ocupa o topo da lista (Imagem: Bloomberg)

O setor bancário lidera o ranking de investimento em presença digital móvel no Brasil, de acordo com a nova pesquisa Mobility Index, ou Mindex, elaborada pela consultoria de negócios Pontomobi.

Pelo segundo ano consecutivo, o Itaú Unibanco (ITUB4) ocupa o topo da lista. Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) também estão entre as dez principais empresas da lista.

As companhias de telecomunicações também figuram no ranking de presença digital, tendo Vivo (VIVT4), Oi (OIBR3;OIBR4) e Tim (TIMP3) em segundo, sétimo e décimo lugares, respectivamente.

“Um dos motivos para o fato dos bancos, telecomunicações e companhias aéreas terem se destacado no estudo é o esforço que esses segmentos realizam para escalar a capacidade de atendimento dos seus clientes em deslocamento”, explica Léo Xavier, CEO da Pontomobi e professor da USP, FGV e Insper.

O estudo avalia o grau de desenvolvimento e maturidade em presença digital das 325 empresas brasileiras mais valiosas, englobando 42 setores.

Para formar a lista, as empresas foram avaliadas como “mobile beginner”, “mobile basic”, “mobile ready” e “mobile expert”, considerando critérios como otimização, design responsivo e conteúdo. A partir disso, a Pontomobi conseguiu identificar as maiores marcas especialistas do país.

Um destaque do índice neste ano é a presença de empresas de varejo. Riachuelo, por exemplo, ocupa a 18ª colocação.


Tendências

O WhatsApp, que já é usado por 7% das empresas, entrou no ranking neste ano devido principalmente à abertura do WhatsApp Enterprise (Pixabay)

O estudo também chegou à conclusão de que a mensageria é a grande tendência de negócios nos próximos anos.

Atualmente, o Facebook Messenger é o canal mais utilizado pelas marcas (93%). O WhatsApp, que já é usado por 7% das empresas, entrou no ranking neste ano devido principalmente à abertura do WhatsApp Enterprise.

“WhatsApp é um canal muito forte para marcas interagir com os clientes. Certamente, surgirão muitas empresas exclusivas nessa plataforma”, comenta Xavier.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 03/12/2019 - 15:26