Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itaú melhora projeção para o PIB em 2021 de 4% para 5%

27/05/2021 - 14:19
Bandeira do Brasil São Paulo
“Avaliamos que o setor de serviços deve continuar crescendo ao longo do segundo semestre”, diz o economista-chefe do Itaú (Imagem: Money Times/ Gustavo Kahil)

O PIB do Brasil tende a crescer 5% em 2021, ante a previsão anterior de 4%, calcula o Itaú em um relatório enviado a clientes nesta quinta-feira (27) e obtido pelo Money Times.

O documento, assinado pelo economista-chefe Mario Mesquita, indica que, com as projeções para o desempenho dos dois primeiros trimestres de 2021, o carrego estatístico para o crescimento de 2021 já será de 4,6%.

“Ou seja, mesmo se a atividade econômica ficasse estagnada no segundo semestre, o crescimento de 2021 já seria mais próximo de 5% do que de 4%”, diz Mesquita, que projeta crescimento de 0,7% por trimestre no segundo semestre.

“Avaliamos que o setor de serviços deve continuar crescendo ao longo do segundo semestre à medida que a vacinação avançar”, indica.

Desemprego

O Itaú também revisitou as suas estimativas para a taxa de desemprego ao final do ano, que caiu de 12,7% para 12,3%. A explicação para esta mudança está na expectativa melhor para o PIB.

“Esta projeção envolve maior grau de incerteza do que o usual, porque implicitamente assumimos que os dados da Pnad Contínua ficarão mais consistentes com as nossas próprias medidas de evolução do mercado de trabalho”, pondera Mesquita.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Gustavo Kahil - 27/05/2021 - 14:19

Cotações Crypto
Pela Web