Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Itaúsa está com desconto de 22%, aponta analista

Giovana Leal
24/10/2021 - 17:30
Itaúsa
Segundo o analista da Planner, a Itaúsa está com desconto de 22% (Imagem: Divulgação)

Segundo o analista da Planner, Victor Luiz de F. Martins, a Itaúsa (ITSA3) está com desconto de 22%.

Após a aprovação em 1º de outubro da incorporação da XPart S.A. pela XP Inc., a Itaúsa passou a ser, direta e indiretamente, detentora de ações Classe A de emissão da XP (XP), equivalentes a 15,07% do capital total e 4,74% de seu capital votante.

Nesse contexto, em relatório, a Planner reavaliou a precificação das companhias. A corretora elevou o preço-alvo de ITSA4 de R$ 13,50/ação para R$ 15,00/ação — uma potencial alta de 42,72% de acordo com o último fechamento — permanecendo sua recomendação de compra.

Participações da Itaúsa

Embora não estratégica — de acordo com a Planner –, a posição da Itaúsa na XP deve continuar sendo o segundo maior investimento da holding. “O plano é reduzir gradualmente, utilizando os recursos para investir em novas companhias, recompra de ações, aumento dos proventos e/ou amortizar dívidas”, diz o analista.

No relatório, a corretora diz que o valor de mercado das partes (soma das companhias investidas) frente ao preço da Itaúsa aponta para um “desconto de holding de 22,2% no fechamento de 19 de outubro de 2021″.

“A posição da Itaúsa no capital do Itaú Unibanco era de 37,3% e representava 75,4% em valor de mercado, seguido da XP cuja participação de 15,1% representava 14,3% do valor de mercado da Itaúsa”, afirma a Planner.

A corretora ainda destaca outras duas participações importantes da Itaúsa: a Alpargatas (ALPA4), cuja participação de 29,2% representava 6,5% do valor de mercado da companhia, e o Dexco (DXCO3), com 36,8% do capital e participação relativa de 3,8%.

Novos investimentos e diversificação do portfólio

A Itaúsa procura oportunidades nos setores de saúde e no agronegócio, mas a corretora afirma que ainda não existe nada de concreto.

Em energia, a Itaúsa já participa na Copa Energia, “mas olha com interesse o segmento de transmissão de energia.

“Muito embora o Itaú Unibanco permaneça como principal investimento, pelo porte e retorno, as demais companhias investidas, vão gerar caixa e com bons retornos”, completa a corretora.

Disclaimer

Money Times publica matérias de cunho jornalístico, que visam a democratização da informação. Nossas publicações devem ser compreendidas como boletins anunciadores e divulgadores, e não como uma recomendação de investimento.

Última atualização por Giovana Leal - 24/10/2021 - 15:37

Chegou a nova newsletter Comprar ou Vender

As melhores dicas de investimentos, todos os dias, em seu e-mail!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web