Governo Federal

Janja e Michelle Bolsonaro recebem críticas por escolha de figurino; veja a repercussão nas redes

16 maio 2023, 9:36 - atualizado em 16 maio 2023, 9:36
Roupas usadas por Janja e Michelle repercutem nas redes sociais. (Imagem: Divulgação)

As roupas da atual primeira-dama, Janja da Silva e também da ex-primeira-dama, Michelle Bolsonaro, são alvos de críticas nas redes sociais. Parte de repercussão na internet é feita por políticos.

De um lado, as críticas atuais são feitas por pessoas que fazem oposição ao atual governo. Por outro lado, o mesmo ocorreu durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro.

Em uma das mais recentes polêmicas está o vestido usado por Janja durante o jantar de recepção, na viagem para coroação do Rei Charles III em Londres. Nas redes sociais, opositores fizeram críticas e comparações pejorativas.

  • Entre para o Telegram do Money Times!Acesse as notícias que enriquecem seu dia em tempo real, do mercado econômico e de investimentos aos temas relevantes do Brasil e do mundo. Clique aqui e faça parte!

 

O deputado Maurício do Vôlei (PL-MG) se referiu a Janja como “Janjabóbora”. O parlamentar afirmou que ela teria escolhido a cor “para distrair o povo do fato de que, até agora, não teve picanha”, em alusão a uma fala recorrente do presidente sobre o preço da carne durante a campanha eleitoral.

A economista Renata Barreto também fez críticas ao vestido escolhido por Janja. “O dress code da coroação é mais discreto, mas Janja optou por vermelho. Não é um look de todo feio, mas a proporção novamente errada, com as mangas muito grandes e marcando muito a barriga”

Durante o mandato de Bolsonaro, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também sofria ataques por suas vestimentas. Em setembro do ano passado, quando o casal esteve em Londres para o velório da Rainha Elizabeth II, o vestido tubinho preto recebeu críticas, como “brega” e inapropriado para a cerimônia.

“Michelle é incapaz de se arrumar sozinha (…) e ainda confunde funeral com festa, posou com o maquiador e postou no Instagram”, publicou em seu Twitter Joice Hasselmann, então deputada federal.

Roupa e Política

A consultora de moda e imagem Camile Stefano comenta que a política pode influenciar em situações como essas, tornando ambas alvo constante de críticas. “O extremismo político se reflete também em situações como esta, de criticas ou elogios aos estilo das primeiras-damas. Muitas vezes, o bom senso fica de lado e a preferência política assume”, comenta Camile.

As vestimentas também podem ser utilizadas como ferramenta política, de acordo com a especialista. “No caso das figuras políticas, como as primeiras-damas mencionadas, as roupas desempenham um papel importante ao possibilitar a transição entre visuais mais populares, demonstrando proximidade com as pessoas e o eleitorado, e visuais mais formais e imponentes para eventos de destaque”.

“Dessa forma, as roupas são uma ferramenta política essencial para construir a imagem adequada ao público-alvo e transmitir mensagens específicas”, completa Camile.

Dress code adequado

Além disso, a especialista indica que Janja e Michelle seguiram rigorosamente o dress code das ocasiões citadas. “Tanto Janja, durante os eventos em honra do Rei Charles III, quanto Michelle Bolsonaro, no funeral da Rainha Elizabeth II, seguiram rigorosamente os dress codes de cada ocasião”, afirma Camile.

Estagiária
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Estudante de jornalismo. Foi redatora durante um ano, trabalhando com hard news. Escreve sobre tecnologia, economia, política e empresas.
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.