JBS inicia operação de plataforma de monitoramento com tecnologia blockchain

27/04/2021 - 20:59
Boi Carnes
A expectativa da JBS é de que produtores que movimentam um milhão de animais estejam cadastrados na plataforma até o fim do ano (Imagem: JBS/Imprensa)

A JBS (JBSS3) iniciou nesse mês o cadastro dos produtores na Plataforma Pecuária Transparente, ferramenta desenvolvida pela Ecotrace com tecnologia blockchain para monitoramento de dados de fornecimento de gado.

A adesão à plataforma é voluntária. O produtor que negocia animais diretamente com a JBS informará a lista de seus fornecedores de animais na ferramenta. Os dados serão enviados para validação da Agri Trace Rastreabilidade Animal, sistema da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

As informações serão processadas por empresas credenciadas na plataforma, como a Agrotools, que verificarão a conformidade socioambiental com base nos critérios da JBS: desmatamento, respeitando o Código Florestal Brasileiro; invasão de terras indígenas ou unidades de conservação ambiental; trabalho análogo à escravidão; e uso de áreas embargadas pelo Ibama.

A análise será enviada diretamente ao fornecedor da JBS, que ficará a par da conformidade socioambiental de toda sua cadeia de fornecimento.

A expectativa da JBS é de que produtores que movimentam um milhão de animais estejam cadastrados na plataforma até o fim do ano.

Além da plataforma, a companhia instalará 13 Escritórios Verdes em unidades de processamento para ajudar pecuaristas na regularização ambiental das suas propriedades.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado agro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Diana Cheng - 27/04/2021 - 21:01

Pela Web