Jerome Powell afirma que o trabalho do Fed com stablecoins é de “altíssima prioridade”

The Block
The Block
15/01/2021 - 8:06
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
The Block
Jerome Powell
Segundo Powell, o banco central americano deve analisar os possíveis riscos de stablecoins e se preparar para mitigá-los (Imagem: REUTERS/Kevin Lamarque)

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve dos EUA, descreveu o trabalho do banco central com stablecoins — criptomoedas de valor estável — como algo de “altíssima prioridade” durante uma conferência nessa quinta-feira (14).

“Claramente, existe uma necessidade, e estamos focados em melhores respostas regulatórias para possíveis stablecoins globais”, disse Powell durante um segmento que também focou, em parte, nas moedas digitais emitidas por bancos centrais (CBDCs).

Seus comentários indicam que a estratégia de stablecoin do Fed ainda está acontecendo e que vê a necessidade de planejar os possíveis riscos e como mitigá-los.

Durante a conferência, Powell explicou:

Existe um foco de alto nível e isso continuará sendo um foco de alto nível porque [stablecoins] podem se tornar sistemicamente importantes da noite para o dia e ainda não começamos a analisar os possíveis riscos e a forma de gerenciá-los, e o público espera que façamos isso e têm todo o direito de esperar isso de nós.

Então é algo que estamos trabalhando com nossos colegas ao redor do mundo e isso também continuará. É de altíssima prioridade.

Sobre as CBDCs, Powell destacou que “vamos analisá-las muito, muito cuidadosamente”, reiterando que qualquer possível criação pelo Fed iria resultar em um processo de muitos anos.

“Estamos determinados a fazer isso da forma correta em vez de fazer rapidamente e levará um certo tempo — medido em anos, e não meses.”

Powell mencionou que as discussões sobre CBDCs irão envolver uma “grande” sensibilização de representantes eleitos, participantes do setor financeiro e cidadãos para compreender os casos de usos, as necessidades e os benefícios.

Os comentários de Powell vem um mês após a Casa Branca ter publicado um relatório, recomendando a limitação de stablecoins multimoedas.

Anteriormente, Lael Brainard, diretora do Fed, também havia mencionado que tais stablecoins apresentam “questões fundamentais sobre proteções legais e regulatórias, estabilidade financeira e o papel adequado do dinheiro privado”.

theblockcrypto.com © 2020 - The Block Crypto, Inc. All rights reserved. Todos os direitos reservados.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 15/01/2021 - 8:13

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado cripto?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web