Economia

Jerome Powell sinaliza novas altas moderadas nos juros, mas não descarta 0,75 pp

27 jul 2022, 16:05 - atualizado em 27 jul 2022, 16:05
Jerome Powell
(Imagem: Flickr/ Federal Reserve)

O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, afirmou que o banco central americano avalia seguir com novas altas nos juros pelos próximos meses, mas que os reajustes devem ser mais brandos. “Provavelmente será apropriado moderar ritmo de alta dos juros”, disse.

Powell também comentou que o Fed atingiu a faixa de juros que acredita ser neutra, de 2,5% e que o ideal agora é decidir juros a cada reunião, sem uma orientação tão clara. Para isso, a autoridade monetária seguirá acompanhando os indicadores do mercado, especialmente de inflação e mercado de trabalho.

No entanto, o presidente não descartou a possibilidade de outra alta de 0,75 ponto percentual. “Outro aumento incomumente alto dos juros pode ser apropriado”, apontou.

Aperto monetário

Hoje, o Comitê Federal de Mercado Aberto (Fomc, na sigla em inglês) elevou a taxa de juros em 0,75 ponto percentual, para o intervalo entre 2,25% e 2,50%.

Essa é a quarta alta promovida pelo Fed. As duas primeiras foram mais brandas: uma alta de 0,25 pp em março e outra de 0,50 pp em maio. Mas, no mês passado, o banco central americano adotou uma postura mais restritiva, ao aprovar um reajuste de 0,75 pp – o maior movimento desde 1994.

De acordo com o comunicado, novas altas serão necessárias para tentar puxar a inflação para a meta de 2%. “Os indicadores recentes de gastos e produção se suavizaram. No entanto, os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia”, disse o Fed.

 

🏆Money Times é Top 9 em Investimentos!🏆

Obrigado pelo seu voto! Graças a você, o Money Times está entre as 9 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Se você conta com o conteúdo do site para cuidar bem do seu dinheiro, continue votando e ajude o Money Times a se tornar o melhor portal de notícias de investimentos do Brasil. Contamos com o seu apoio. CLIQUE AQUI E VOTE!

Saiba mais! TEMPO DE RESULTADOS! MOMENTO DE GANHAR DINHEIRO? VALE INVESTIR? MELHOR AÇÃO?

Editora-chefe
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin
Formada em Jornalismo pela PUC-SP, tem especialização em Jornalismo Internacional. Atua como editora-chefe no Money Times e já trabalhou nas redações do InfoMoney, Você S/A, Você RH, Olhar Digital e Editora Trip.
Linkedin