Internacional

Johnson diz que há problemas quanto ao Brexit, mas que Reino Unido prosperará sem acordo

21 dez 2020, 15:44 - atualizado em 21 dez 2020, 15:44
Boris Johnson
“A posição não mudou: há problemas”, disse Johnson (Imagem: REUTERS/Tolga Akmen)

O primeiro-ministro do Reino Unido, Boris Johnson, afirmou nesta segunda-feira que ainda há problemas nas negociações do acordo do Brexit e que o Reino Unido vai prosperar mesmo sem um acordo.

“A posição não mudou: há problemas”, disse Johnson a repórteres quando questionado se haveria um acordo comercial. “É vital que todos entendam que o Reino Unido deve ser capaz de controlar completamente suas próprias leis e também que devemos ser capazes de controlar nossa própria pesca.”

“Os termos da OMC (Organização Mundial do Comércio) seriam mais do que satisfatórios para o Reino Unido. E certamente podemos lidar com quaisquer dificuldades que surgirem em nosso caminho. Não que não queiramos um acordo, mas que os termos da OMC seriam inteiramente satisfatórios”, disse ele.

A menos que Johnson possa alcançar um acordo comercial com a União Europeia (UE) nos próximos dez dias, o Reino Unido deixará informalmente o bloco às 23h (de Londres) de 31 de dezembro sem um entendimento.

Johnson disse que falou com o presidente francês, Emmanuel Macron, que completou 47 anos nesta segunda, sobre questões fronteiriças, mas não sobre o Brexit.

“A propósito, é aniversário dele, mas prometemos não inserir o Brexit porque essa negociação está sendo conduzida, como vocês sabem, por meio da Comissão Europeia, e isso é bastante apropriado”, disse Johnson.

Um acordo comercial do Brexit garantiria que o comércio de mercadorias –que representa metade do comércio anual entre União Europeia e Reino Unido, no valor de quase 1 trilhão de dólares ao todo– permanecesse livre de tarifas e cotas.

O Reino Unido afirma que as negociações estão travadas em duas questões –as chamadas condições de igualdade e pesca– e tem reiteradamente afirmado que a UE tem de ceder ou não haverá acordo.

Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.