CryptoTimes

Jovens preferem criptomoedas a ações de empresas na hora de investir

22 jun 2022, 12:50 - atualizado em 22 jun 2022, 12:50
Geração Z criptomoedas
26% dos jovens da geração Z investiram em algum produto financeiro em 2021 (Imagem: Austin Distel/Unsplash)

As criptomoedas ocupam lugar de destaque na carteira de investimentos da geração Z – jovens com idade entre 16 e 25 anos. Depois da caderneta de poupança, as moedas digitais são o investimento mais utilizado pelo grupo, aponta o Raio X do Investidor, pesquisa feita pela Anbima junto com o Datafolha.

Segundo o levantamento, 26% dos jovens da geração Z investiram em algum produto financeiro em 2021, sendo que 14% deles guardaram o dinheiro na poupança, 5% investiram em criptomoedas e 3%, em ações.

A pesquisa também revelou que 4% dos jovens de 16 a 25 anos guardam o dinheiro em casa e que o YouTube é a principal fonte de informação quando o assunto é investimento.

Na análise de Marcelo Billi, superintendente de Comunicação, Certificação e Educação de Investidores da Anbima, os dados apontam que os investidores mais jovens estão arriscando e experimentado mais.

“Ter uma carteira um pouco mais arriscada faz sentido quando se é jovem – você tem o tempo a seu favor”, conta o executivo. “O que precisamos sempre lembrar é que isso faz sentido dentro de uma carteira diversificada, sem estar exposto só a um risco específico e com um portfólio que esteja adequado aos seus objetivos”, completa.

Confira os investimentos mais utilizados por cada geração:

Ativo População total Geração Z (16-25 anos) Millenials (26-40 anos) Geração X (41-60 anos) Boomers (61-75 anos) 76+ anos
Poupança 23% 14% 23% 27% 28% 21%
Fundos de Investimentos 3% 3% 4% 3% 1% 1%
Títulos privados 2% 2% 3% 3% 1% 1%
Moedas digitais/criptomoedas 2% 5% 4% 1% 0
Ações em bolsa de valores 2% 3% 3% 2% 0
Compra/venda de imóveis 2% 1% 2% 2% 1% 3%
Em casa/no colchão 2% 4% 2% 1% 0 1%
Títulos públicos 2% 2% 3% 1% 1% 1%

Sobre a pesquisa

O Raio X do Investidor é uma pesquisa realizada pela Anbima, em parceira com o Datafolha, que chega a sua quinta edição. As entrevistas aconteceram presencialmente entre 9 e 30 de novembro de 2021, com 5.878 pessoas das classes A/B, C e D/E, de 16 anos ou mais, nas cinco regiões do País.

A margem de erro da pesquisa é de um ponto percentual, para mais ou para menos, dentro do nível de confiança de 95%. A amostra com entrevistados que conhecem algum tipo de investimento foi de 5.604 pessoas, a que considerava a parcela da população que investe foi de 1.761 entrevistados e os que procuram informações sobre o tema foi de 1.522 pessoas.

Siga o Money Times no Facebook!

Curta nossa página no Facebook e conecte-se com jornalistas e leitores do Money Times. Nosso time traz as discussões mais importantes do dia e você participa das conversas sobre as notícias e análises de tudo o que acontece no Brasil e no mundo. Siga agora a página do Money Times no Facebook!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin