Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

JPMorgan lança atualização para Quorum, sua solução comercial de blockchain

05/05/2020 - 14:19
Traduzido e editado por Daniela Pereira do Nascimento
Quorum passou por uma nova atualização para melhorias na velocidade e na privacidade das transações realizadas na plataforma (Imagem: Crypto Times)

Desenvolvida pelo JP Morgan, Quorum é uma plataforma financeira de software criada para a adesão comum do blockchain entre participantes na indústria. É uma solução com foco comercial, apresentada como uma infraestrutura de blockchain permissionado.

Em fevereiro de 2020, JP Morgan lançou um relatório declarando que “blockchain está pavimentando o caminho para o dinheiro digital”.

Em seguida, o relatório afirma que o surgimento de bases de dados conectadas, como a Ethereum, além de uma mudança nas preferências do cliente, transformou a modernização de pagamentos em um assunto global.

“Pagamentos, finanças comerciais e serviços de custódia continuam sendo os principais casos de uso para o blockchain”, afirma o relatório.

Em julho de 2019, o CEO Jamie Dimon contou ao Yahoo Finance que “empresas cripto queriam um pedaço do que tínhamos”.

Ele fez esses comentários na época do lançamento da JP Morgan Coin (JPM-Coin), uma stablecoin interna apresentada para clientes corporativos, lastreada ao dólar estadunidense. Dimon sugere que o banco possui um reconhecimento crescente da ameaça prejudicial da indústria cripto.

A rede interna de pagamentos de stablecoin para clientes corporativos do JP Morgan foi criada usando Quorum e usa suas características de privacidade. A versão 2.6.0 da plataforma Quorum foi lançada ontem, 4 de maio.

Quorum é descrita como um “conjunto confiável de tecnologia que põe o blockchain para trabalhar para seu negócio” e foi especificamente criada para casos de uso em finanças.

JPMorgan
J.P. Morgan é referência no setor financeiro, pois possui trilhões em ativos negociados em diversos países (Imagem: Reuters/Mike Segar)

JP Morgan Chase & Co. (JPM) é líder global nos serviços financeiros, fornecendo soluções para as empresas, os governos e as instituições mais importantes do mundo. Opera em mais de 100 países. Atualmente, possui um total de ativos equivalente a US$ 2,687 trilhões.

A plataforma Quorum já foi implementada por diversas instituições financeiras.

komgo, plataforma financeira de negociação de commodities baseada em blockchain, criada pelo banco japonês MUFG, é baseada na Quorum e almeja digitalizar operações financeiras de negociação para melhorar a eficácia. A primeira negociação na komgo foi realizada em janeiro de 2020.

Takasbank, o banco de compensações, acordos e custódia de Istambul, na Turquia, também tem uma plataforma baseada na Quorum, para a negociação de ouro digital. Essa plataforma permite que haja privacidade de transações. Apenas reguladores podem ver negociações na plataforma Takasbank.

Quorum é baseada no blockchain de código aberto Ethereum, criada para incluir uma bifurcação minimalista de um cliente da Ethereum chamada Goland (Go) ou “geth”.

Ou seja, o blockchain permissionado do JP Morgan utiliza tecnologia existente criada por desenvolvedores de código aberto da Ethereum como base. A recente alteração à plataforma é uma atualização para a versão da Quorum, da geth 1.9.7 para a versão geth v.1.9.7.

Quorum já está sendo utilizada por diversas empresas financeiras, como a plataforma japonesa komgo e o banco turco Takasbank (Imagem: Crypto Times)

A ligação ao blockchain principal da Ethereum permite que usuários da plataforma tenham acesso direto:

– à privacidade de transações e contratos;

– a múltiplos mecanismos de consenso baseados em votação;

– à gestão de permissões de rede/ponto;

– à altíssima performance.

A atualização da Quorum no dia 4 de maio, é uma atualização ao “Quorum Node”, o componente modificado do cliente geth da Quorum.

O serviço de blockchain do JP Morgan também vem com um “Gestor de Transações – Constellation/Tessera” e um “Enclave – Constellation/Tessera”.

Ambos são implementações das linguagens de programação Haskell e Java de um sistema para fins gerais para enviar informações de forma segura.

O Gestor de Transações da Quorum mantém privadas as transações. É responsável por fornecer acesso a dados criptografados e por realizar a troca de carregamento criptografado com outros usuários do Gestor de Transações. Esse gestor não fornece acesso a chaves privadas.

Enclave lida com o elemento criptográfico da Quorum, incluindo tarefas como geração de chaves simétricas e codificação/decodificação de dados.

Enclaves e Gestores de Transações se comunicam entre si e realizam a codificação e a decodificação em isolamento para garantir a privacidade.

Os componentes são criados usando a tecnologia “comparável a uma rede de Agentes de Transferência de Mensagens (MTA, na sigla em inglês), em que mensagens são criptografadas com um software PGP (algo como “ótima privacidade”).

A versão 2.6.0 do Quorum Node tem diversas características principais:

– melhorias no desempenho: otimização de armazenamento e de padrões de acesso a contas, do código da Ethereum Virtual Machine (EVM) e do processo de sincronização;

– eficácia do pool de transações para taxa de transferências;

– capacidades nativas de consulta de GraphQL para consultas mais simples.

Clique aqui para ver a lista completa dos recursos da nova atualização.

O repositório da Quorum no Github evidencia o desenvolvimeto histórico da plataforma financeira de software baseada em blockchain. A versão 2.6.0 foi apresentada pelo usuário “Sai V” (vsmk98). Recentemente, o desenvolvedor esteve bem ativo e fez 161 contribuições no Github no último ano.

161 contribuições no último ano (Imagem: Github)

O ano mais frequente para atividade de desenvolvedores no repositório foi 2015. Os dois contribuidores mais ativos são Jeffrey Wilcke (Obscuren) e Péter Szilágyi (karalabe), com 2.629 contribuições e 1.048, respectivamente. Szilágyi é autor do Iris Project e é líder de equipe na Ethereum e Wilcke é um membro da equipe de fundação da Ethereum.

Novo! Receba Grátis a Newsletter
Crypto Times
Uma newsletter que minera informação para você!

Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Daniela Pereira do Nascimento - 05/05/2020 - 14:21