ImóvelTimes

Liberação de máscaras: Entenda como fica a situação no seu condomínio

11 mar 2022, 11:58 - atualizado em 11 mar 2022, 11:58
Condomínios
Apesar de decretos estatuais, condôminos têm autonomia para exigir uso de máscaras (Imagem: Pixabay/Artisticoperations)

Ao menos seis estados e o Distrito Federal abandonaram a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais abertos – entre as unidades federativas estão: São Paulo, Rio de Janeiro, Santa Catarina, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Maranhão.

Por efeito de equivalência, os condôminos residenciais, a princípio, também passam a dispensar a utilização do item em áreas comuns, como piscinas, churrasqueiras, quadras e jardins.

O advogado Diego Amaral, especialista em Direito Imobiliário, explica, porém, que como o fim da pandemia não foi decretado pelo governo, os condomínios têm autonomia para seguir exigindo o uso de máscara caso julguem necessário.

Segurança, saúde e sossego

Antes de tudo, o morador precisa estar atento às normas vigentes em seu estado e cidade.

Em São Paulo, por exemplo, a não obrigatoriedade do uso de máscara vale apenas para locais abertos – com isso, a utilização do item segue obrigatória em ambientes fechados, como nos elevadores.

Enquanto na capital fluminense, por outro lado, o uso de máscara está liberado inclusive em locais fechados.

No entanto, o especialista em Direito Imobiliário conta que o condomínio deve sempre zelar pela segurança, saúde e sossego dos moradores.

“Caso um condômino tenha elevado nível de contágio [de covid-19], por exemplo, ele pode exigir o uso da máscara em locais abertos para a segurança dos moradores”, cita.

Compartilhar

WhatsAppTwitterLinkedinFacebookTelegram
Repórter
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
zeca.ferreira@moneytimes.com.br
Twitter Linkedin
Jornalista formado pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), com extensão em jornalismo econômico pela Fundação Getulio Vargas (FGV). Colaborou com Estadão, Band TV, Agência Mural, entre outros.
Twitter Linkedin
As melhores ideias de investimento

Receba gratuitamente as recomendações da equipe de análise do BTG Pactual — toda semana, com curadoria do Money Picks

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies.

Fechar