Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Bolsa de Londres está perto de vender Borsa Italiana para Euronext por US$ 5 bilhões

08/10/2020 - 9:27
Borsa Italiana Bolsa de Valores
A Borsa Italiana é vista como um ativo estratégico na Itália (Imagem: Divulgação/Borsa Italiana)

A Bolsa de Valores de Londres está perto de vender uma Borsa Italiana para a Euronext e duas instituições italianas por cerca de 4,5 bilhões de euros (US$ 5,3 bilhões) que incluem dívidas, segundo pessoas a par da transação.

A LSE, que está vendendo a Borsa Italiana para obter aprovação de sua aquisição de US $ 27 bilhões da Refinitiv , pode anunciar a venda já na sexta-feira, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas. A LSE e a Euronext não quiseram comentar.

Com a compra da Borsa Italiana, a Euronext ganharia cerca de 25% de todas as ações negociadas na Europa, com 28 das empresas do índice Euro Stoxx 50 listados em seus mercados.

A Borsa Italiana é vista como um ativo estratégico na Itália porque controla a MTS, uma plataforma usada para negociar títulos públicos.

O governo italiano tenta arquitetar um acordo há meses. A Euronext, proprietária das bolsas de Paris e Amsterdã, está na disputa em parceria com o banco estatal Cassa Depositi e Prestiti e Intesa Sanpaolo, maior instituição financeira da Itália.

Essas instituições ficariam com participações na Euronext.

EuroNext Bolsa de Valores
A Euronext se expandiu com a estratégia de absorção de mercados acionários m meio à onda de consolidação global de bolsas (Imagem: Divulgação/EuroNext)

Resultado de uma fusão entre as bolsas de Paris e Amsterdã, a Euronext se expandiu sob o comando do diretor-presidente Stephane Boujnah, com a estratégia de absorção de mercados acionários em seis países em meio à onda de consolidação global de bolsas.

O CEO disse em entrevista no mês passado que, com a compra da Borsa Italiana, a Euronext obteria mais de um terço de sua receita na Itália, superando a França.

O negócio dá à empresa uma câmara de compensação pela primeira vez, bem como um depositário de valores mobiliários, o mercado acionário e o plataforma de títulos.

O CDP teria participação de 8% da Euronext, enquanto o Intesa Sanpaolo teria fatia semelhante aos 2% do BNP Paribas, disse o executivo.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Autorizo o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.

Última atualização por Lucas Simões - 08/10/2020 - 9:59