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Lucro da MRV (MRVE3) mais que dobra no 2T23; queima de caixa persiste

09 ago 2023, 20:06 - atualizado em 09 ago 2023, 20:09
MRV construção civil construtoras
MRV exibe melhora financeira no 2T23, puxada pelo segmento de incorporação, carro-chefe da companhia (Foto: Flávya Pereira/Money Times)

O lucro consolidado da MRV (MRVE3) mais do que dobrou no segundo trimestre deste ano, para R$ 192,4 milhões. Enquanto o lucro líquido atribuído aos controladores somou R$ 181 milhões, uma disparada de 214,8%.

O resultado considera as vendas da MRV, da incorporadora Sensia, Urba, Luggo e da subsidiária norte-americana Resia (ex-AHS), que juntas formam a MRV&Co.

Desta forma, a MRV reportou receita operacional líquida de R$ 1,82 bilhão no segundo trimestre, alta de 14% no comparativo anual.

Os números foram impulsionados pelo segmento de incorporação da companhia, somando os resultados da construtora MRV e da incorporadora Sensia que, juntas, tiveram lucro bruto de R$ 392 milhões, crescimento de 32,5%. Por sua vez, a receita das subsidiárias somou R$ 1,77 bilhão, alta de 13,6% no comparativo anual.

A margem bruta da incorporação chegou a 22,1%, subindo 3,2 pontos percentuais (p.p.) ante um ano antes e de 1,5 p.p. na comparação com o primeiro trimestre.

MRV segue queimando de caixa

Entretanto, a MRV&Co segue queimando caixa, de R$ 145 milhões de abril a junho, contra geração de R$ 343 milhões um ano antes.

Já MRV Incorporação queimou R$ 79,8 milhões, redução de 23,5% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior. Segundo a empresa de construção civil, o resultado superou o planejamento para o trimestre e reafirma a trajetória de recuperação da operação.

No entanto, o segmento de incorporação encerrou o trimestre terminado em junho com alavancagem financeira – medida pelo indicador dívida líquida/patrimônio líquido -, de 68,3%, abaixo dos 72,3% observados ao fim do primeiro trimestre.

Melhora operacional no 2T23

Conforme divulgado em prévia operacional no mês passado, a MRV&Co registrou R$ 1,28 bilhão em valor geral de vendas (VGV) de lançamentos. O montante representa queda de 39,3% na comparação com o mesmo trimestre de 2022. Entretanto, ficou 31,2% acima do registrando entre janeiro e março deste ano.

Por outro lado, as vendas líquidas da companhia atingiram R$ 2,61 bilhões, alta de 0,4% em relação ao visto um ano antes. Contudo, o resultado saltou 43,8% em relação ao primeiro trimestre deste ano. Já as vendas do segmento de incorporação da MRV cresceram 22% em relação ao primeiro trimestre, enquanto avançaram 48% na base anual.

No trimestre, o ticket médio de vendas da MRV incorporação aumentou 20,2%, para R$ 227 mil. Por sua vez, o indicador de velocidade de vendas (VSO) chegou a 28%, aumento de 7 p.p. na comparação com abril a junho do ano passado.

Leia na íntegra os resultados da MRV

Repórter
Jornalista mineira com experiência em TV, rádio, agência de notícias e sites na cobertura de mercado financeiro, empresas, agronegócio e entretenimento. Antes do Money Times, passou pelo Valor Econômico, Agência CMA, Canal Rural, RIT TV e outros.
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