Agenda do Dia

Lula em reunião do G7 e prévia do PIB otimista; confira a agenda desta sexta (14)

14 jun 2024, 8:44 - atualizado em 14 jun 2024, 8:44
g7 lula confira a agenda desta sexta
Lula também participou da reunião anterior do G7 no Japão, em 2023 (Foto: Ricardo Stuckert/PR/Agência Brasil)

Chega ao fim uma semana intensa para os mercados, após discussões que fizeram o Ibovespa (IBOV) tremer e que lançaram os olhares dos economistas para as movimentações políticas no país.

Por aqui, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, tem reuniões com representantes da Federação Brasileira de Bancos (FEBRABAN) e dos bancos BTG Pactual (BPAC11) Itaú Unibanco (ITUB4), Santander (SANB11) e Bradesco (BBDC4).

Haddad tem dificuldades em aprovar projetos para a economia brasileira, como desvincular os benefícios temporários do INSS do salário mínimo e os gastos obrigatórios com saúde e educação do aumento das receitas.

Aliado a isso, a devolução da MP do PIS/Cofins aumentou a visão de que o Executivo tem dificuldade de dialogar com o Congresso do país e gerou tensão com relação à certeza do equilíbrio fiscal brasileiro.

Enquanto isso, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva continua com sua agenda internacional, reunindo-se na Itália para discutir pautas do G7, o grupo que reúne os países com economias mais avançadas do mundo.

Segundo a Agência Gov, o presidente Lula tem reuniões bilaterais confirmadas com o Papa Francisco, com o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi, com o presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, e com a presidenta da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen.

Ainda, é possível esperar falas durante o evento sobre economia digital, transição energética e promoção da paz.

Confira a agenda do presidente Lula desta sexta-feira (14)

Horário Programação Local
13h30 Cerimônia de boas-vindas ao Papa Francisco, aos chefes de Estado e de Governo dos países do segmento externo da Cúpula do G7 e aos representantes de organizações internacionais convidadas Hotel Borgo Egnazia – Itália
14h00 Sessão de trabalho do G7 + países convidados e organizações internacionais sobre Inteligência Artificial, Energia, África e Mediterrâneo Hotel Borgo Egnazia – Itália
17h30 Fotografia oficial Hotel Borgo Egnazia – Itália

Economia

A agenda econômica do dia começou com a divulgação da decisão da taxa de juros do Japão. que decidiu mantê-la inalterada entre 0,0% e 0,1%. O Banco Central do país (BoJ) entrou no radar dos noticiários após elevar pela primeira vez em 17 anos a taxa, encerrando seus juros negativos.

Por aqui, os olhos estarão atentos para o IBC-Br de abril. O objetivo do índice é tentar antecipar o resultado do Produto Interno Bruto (PIB) e ajudar a autoridade monetária na definição da taxa básica de juros (Selic).

Segundo o Investing.com, a expectativa é de crescimento, passando dos anteriores -0,34% para 0,45%.

Confira a agenda econômica desta sexta-feira (14)

Horário País Indicador
00h00 Japão Decisão da Taxa de Juros
03h30 Japão Coletiva de Imprensa do BoJ
05h30 Reino Unido Expectativas da Inflação
05h30 Hong Kong Produção Industrial (1T24)
06h00 Zona do Euro Balança Comercial (Abril)
07h00 Zona do Euro Encontro do Eurogrupo
09h00 Brasil IBC-Br (Abril)
09h30 Brasil Índice de Preços de Exportação e Importação (Maio)
11h00 EUA Índice Michigan de Percepção do Consumidor (Junho)
12h00 EUA Relatório de Política Monetária do Fed

Estagiária
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo (ECA-USP). Apaixonada pela escrita e pelo audiovisual, ingressou no Money Times em 2023.
Linkedin
Giro da Semana

Receba as principais notícias e recomendações de investimento diretamente no seu e-mail. Tudo 100% gratuito. Inscreva-se no botão abaixo:

*Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.