Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Lula segue líder na corrida ao Planalto, Bolsonaro tem queda em avaliação negativa, diz Genial/Quaest

08/12/2021 - 10:43
Lula
No cenário em que aparecem Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro Gomes (PDT), o petista lidera com 47%; seguido pelo atual presidente com 24%; pelo ex-juiz, que soma 11%; e por Ciro, que aparece com 7% (Imagem: Reuters/Ueslei Marcelino)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva segue com liderança folgada na disputa pelo Palácio do Planalto no ano que vem, mostrou pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira, que também apontou queda na avaliação negativa do governo do presidente Jair Bolsonaro (PL), vice-líder na preferência do eleitorado.

De acordo com o levantamento, Lula lidera as intenções de voto, em todos os cenários, com mais de 20 pontos de vantagem sobre Bolsonaro, ao mesmo tempo que o ex-juiz e ex-ministro da Justiça Sergio Moro (Podemos) é o único outro postulante à Presidência a chegar à marca de dois dígitos.

No cenário em que aparecem Lula, Bolsonaro, Moro e Ciro Gomes (PDT), o petista lidera com 47%; seguido pelo atual presidente com 24%; pelo ex-juiz, que soma 11%; e por Ciro, que aparece com 7%.

Em uma simulação em que entram na disputa o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) e Luiz Felipe D’Ávila (Novo), Lula mantém a liderança com 46%, Bolsonaro soma 23%, Moro tem 10%; Ciro, 5%; Doria, 2%; Pacheco e D’Ávila ficam com 1% cada.

Quando Moro, Doria e D’Ávila são retirados da disputa, Lula aparece com 48%, Bolsonaro vai a 27%, Ciro soma 8% e Pacheco chega a 2%.

Em um quarto cenário –sem Moro, Pacheco e D’Ávila–, Lula tem 47%, Bolsonaro 27%, Ciro chega a 7% e Doria vai a 5%.

A pesquisa também apontou liderança folgada de Lula contra todos os adversários em um eventual segundo turno: 55% a 31% contra Bolsonaro, 53% a 29% numa disputa com Moro, 54% a 21% se o adversário fosse Ciro, 57% a 14% num eventual duelo com Doria e 58% a 13% se o rival fosse Pacheco.

Bolsonaro, por sua vez, ficaria numericamente atrás de Moro –31% a 34%– e perderia para Ciro –34% a 39%.

Avaliação de governo

Apesar das notícias negativas para o presidente no cenário eleitoral, a pesquisa trouxe algum alívio para Bolsonaro na avaliação de seu governo.

A avaliação negativa caiu de 56% na pesquisa anterior, em novembro, para 50% agora. O percentual dos que veem o governo positivamente oscilou de 19% para 21%, e aqueles que enxergam o governo como regular somam 26%, de 22%.

A pesquisa do instituto Quaest para a Genial Investimentos ouviu 2.037 pessoas entre os dias 2 e 5 de dezembro. A margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais.

Última atualização por Rafael Borges - 08/12/2021 - 10:43

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto
Pela Web