Comprar ou vender?

Mais uma empresa anunciou oferta de ações (e o mercado odiou); entenda

09 out 2023, 16:10 - atualizado em 09 out 2023, 16:10
ações
Metal Leve realizou oferta de ações no último domingo (8) (Imagem: REUTERS/Amanda Perobelli)

No domingo (8), a Mahle Metal Leve (LEVE3) anunciou a contratação do Itaú BBA e Banco Citi para uma possível oferta de ações primária que pode envolver também venda secundária de papéis, segundo fato relevante enviado ao mercado.

Até o momento, a companhia não detalhou o cronograma, tamanho da oferta ou destino dos recursos.

O mercado não reagiu bem à notícia e os papéis da companhia afundam nesta segunda-feira (9). Por volta das 15h50, LEVE3 recuava 14,10%.



O Bradesco BBI avalia que a companhia não deve utilizar os recursos para diversificar sua tecnologia no país, uma vez que a Mahle Behr no Brasil é de propriedade integral da Mahle GmbH e tem esse objetivo.

Os analistas destacam ainda que, em 2014, a Mahle Metal Leve suspendeu os planos de incorporação e/ou exploração de sinergias operacionais com esta unidade de negócios no país.

“Como resultado, em nossa opinião, esta oferta subsequente seria principalmente secundária, atingindo um volume de negócio de R$ 1,1 bilhão, permitindo à Mahle GmbH manter o controle (atualmente uma participação de 70%)”, avaliam.

O que fazer com as ações?

Até que mais detalhes sobre a potencial oferta sejam divulgados, o BBI recomenda venda dos papéis. Os analistas pontuam ainda que há expectativa de um grande overhang (pressão vendedora) se comparado ao volume médio negociado diariamente ao redor R$ 10 milhões.

“Mantemos nossa preferência pelas ações da Tupy (TUPY3) em vez do Mahle Metal Leve, já que a ação está sendo negociado a 4x o múltiplo EV/Ebtida para 2024, resultando em um desconto de 45% para LEVE3″, concluem.

O Money Times procurou a Mahle Metal Leve e aguarda uma resposta. O espaço seguirá aberto, caso a empresa queira se manifestar.

* Com Reuters

Repórter
Formada em jornalismo pela Universidade Nove de Julho. Foi redatora na área de marketing digital por 2 anos e ingressou no Money Times em 2022.
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