Leia os avisos legais em avenue.us. Intermediação Coin DTVM

Médicos que não abraçarem a visão empreendedora vão falir, diz Dr. Samuel Gonçalves

Lucas Eurico Simões
16/07/2022 - 7:00
Samuel Gonçalves
Dr. Samuel Gonçalves aponta novas tendências para a prática da medicina ditadas pelo mercado financeiro e pelo empreendedorismo. (Imagem: Divulgação)

Médicos também podem aproveitar o crescimento do mercado de saúde através do empreendedorismo.

O setor de saúde no Brasil é o oitavo maior mercado a nível global. Não é segredo que desde 2018, há um aquecimento nas incorporações e fusões pelo plano de expansão dos grandes grupos de saúde.

E, com a descoberta da Covid-19, a busca acelerada por profissionais dirigiu-se para a cadeia de suporte à gestão.

Isto teve como consequência grandes mudanças para todos os tipos de companhias de saúde, sejam grandes conglomerados, como o caso da Rede D’Or (RDOR3), e planos de saúde, como médicos que atuam em seus consultórios aceitando convénios ou de forma independente.

O mercado da saúde movimentou no Brasil em 2021 cerca de R$ 313,9 bilhões, o que representa um acréscimo de 13,8% em comparação a 2020 e de 21,8% em relação a 2019, segundo a Pesquisa IPC Maps.

Empreendedorismo na medicina

Contudo, devido às transformações ocorridas nos últimos anos e que, devem seguir como uma tendência, o médico que quiser fazer parte desse crescimento, precisa empreender.

Logo, o empreendedorismo no âmbito da medicina deixa de ser o “algo a mais”, e passa a ser uma necessidade para aqueles que desejam se destacar e serem bem sucedidos no exercício da profissão.

O Dr. Samuel Gonçalves (CRM 21449/PE) é pós graduado em nutrologia, endocrinologia e medicina intensiva, mas também é um pioneiro na implantação do empreendedorismo na prática da medicina.

Ele aponta que muitas vezes, o conhecimento específico na área de finanças e gestão é negligenciado pelas faculdades, o que considera um erro.

“A visão empreendedora pode ajudar muito na carreira médica. Seja para abrir um consultório, investir em uma linha de pesquisa ou abrir uma sociedade médica. Saber como cuidar da parte de gestão e da parte financeira pode ser um desafio para a maioria, que só adquire na universidade conhecimento técnico específico, deixando para adquirir conhecimento nessa área em segundo plano.”

Risco de falência

Para incentivar outros médicos a mergulhar de cabeça no empreendedorismo, o Dr. Samuel Gonçalves tem ministrado cursos para ensinar outros médicos a empreender em suas profissões.

“Além de ser apaixonado pela medicina, tenho a visão de que o médico deve saber ser articulado e gerir não apenas sua reputação e imagem, mas seus negócios. Hoje um médico de sucesso precisa ter noções de gestão de tráfego , funil de vendas e saber todas as etapas desse funil”, explica.

De acordo com o especialista em empreendedorismo na medicina, os médicos que não abraçarem a visão empreendedora e não se inserirem nas novas tecnologias correm sério risco de falir, acabando por ter de ir trabalhar muito para a rede pública ou planos de saúde, com salários baixos e corroídos pela inflação.

“Quero despertar em outros profissionais da saúde o tino para o lado mais empreendedor, orientado ao negócio, partilhar do meu conhecimento para que outros médicos possam praticar mais medicina, expandir suas clínicas e fortalecer sua autoridade”, conclui.

Money Times é Top 10 em Investimentos!

É com grande prazer que compartilhamos com você, nosso leitor, que o Money Times foi certificado como uma das 10 maiores iniciativas brasileiras no Universo Digital em Investimentos. Por votação aberta e de um grupo de especialistas, o Prêmio iBest definirá os três melhores na categoria de 2022. Se você conta com o nosso conteúdo para cuidar dos seus investimentos e se manter sempre bem-informado, VOTE AQUI!

Disclaimer

Money Times publica matérias informativas, de caráter jornalístico. Essa publicação não constitui uma recomendação de investimento.

Última atualização por Lucas Eurico Simões - 15/07/2022 - 15:37

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?
Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Ao clicar no botão você autoriza o Money Times a utilizar os dados fornecidos para encaminhar conteúdos informativos e publicitários.
Cotações Crypto