Cotações por TradingView
Cotações por TradingView

Membros do Fed prometem agir conforme apropriado

20/05/2020 - 15:37
Federal Reserve
Os membros do comitê de política monetária concordaram que “usarão as ferramentas do comitê e agirão conforme apropriado para sustentar a economia” (Imagem: REUTERS/Leah Millis)

As autoridades do Federal Reserve reforçaram a promessa de manter os juros perto de zero até que estejam confiantes de que a economia dos Estados Unidos está no caminho da recuperação, mostrou nesta quarta-feira a ata da última reunião de política monetária do banco central dos EUA.

Os membros do comitê de política monetária concordaram que “usarão as ferramentas do comitê e agirão conforme apropriado para sustentar a economia”, segundo o documento do encontro de 28 e 29 de abril.

Eles concordaram que suas ações recentes foram “essenciais para ajudar a reduzir os riscos negativos para as perspectivas econômicas”.

Mas com uma série de participantes vendo uma “probabilidade substancial de ondas adicionais do surto no curto ou médio prazo”, a ata sugere que os membros do banco central podem esperar usar seus poderes extraordinários para ancorar a economia por algum tempo à frente.

Na reunião, o Fed deixou a taxa de juros perto de zero e repetiu a promessa de fazer o que fosse necessário para sustentar a economia, dizendo que a pandemia de coronavírus não só irá desacelerar a economia no curto prazo como também apresenta “riscos consideráveis” para o médio prazo.

Mais de 36 milhões de trabalhadores norte-americanos entraram com pedidos de auxílio-desemprego desde meados de março, quando os Estados começaram a adotar o confinamento para desacelerar a disseminação do coronavírus.

Economistas projetam que a taxa de desemprego vai se aproximar ou superar os 25% registrados durante a Grande Depressão. A economia dos EUA, segundo eles, pode encolher até metade neste trimestre, na base anual.

Os Estados estão agora aliviando as restrições, o que levanta esperanças de um retorno gradual ao crescimento econômico nos terceiro e quarto trimestres, mas também o risco de novas infecções e mais mortes.

Mais de 90 mil norte-americanos morreram de Covid-19, com as mortes diárias chegando em média a 1.600 este mês, segundo dados da Reuters.

Para aliviar os apertos do mercado financeiro, o Fed comprou trilhões em Treasuries e adotou uma série de programas com o objetivo de apoiar os mercados de crédito assim como governos locais afetados pela queda nos impostos sobre vendas e de outras receitas durante a pandemia.

Quer ficar por dentro de tudo que acontece no mercado financeiro?

Receba de segunda a sexta as principais notícias e análises. É grátis!
Leia mais sobre: Economia, EUA, Federal Reserve, Juros, Reuters

Última atualização por Renan Dantas - 20/05/2020 - 15:37